NOTÍCIAS

| 14.08.12 - 16h50

Mutirão de Saúde mobiliza a comunidade de Casa Amarela

Exames de prevenção, mamografia, vacinação e odontológico estão sendo oferecidos à população

Por Maria Duarte

[caption id="attachment_24226" align="alignleft" width="334"] Exames de prevenção, como mamografia, estão sendo oferecidos para a população. Foto: Luciano Ferreira[/caption]

Os usuários da Unidade de Saúde da Família Francisco Pignatari, em Casa Amarela, estão sendo beneficiados com a oferta de vários serviços de saúde que teve início desde a última segunda-feira (13). Até o final da tarde desta terça (14), mais de 200 pessoas poderão aproveitar a ocasião para fazer mamografias, exames de prevenção ginecológicos, tomar vacina e assistir palestras sobre doenças como diabetes e hipertensão. Para quem tem cães e gatos a feira de serviços oferece vacinação antirrábica.

Com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de mama, as mulheres que foram ao evento puderam cuidar da saúde dos seios com a realização da mamografia. O exame é realizado no mamógrafo itinerante, que desde o mês de março circula por todas as unidades do município. Em um dia de atendimento são realizados 80 procedimentos. Maria Eliane da Silva, de 46 anos, realizou o exame pela terceira vez. “Para mim a melhor vantagem desse serviço é que é ao lado da minha casa e já me disseram que é igualzinho ao normal. Gostei muito da atenção que recebi e ainda aproveitei para marcar com o ginecologista”, comentou enquanto aguardava pelo atendimento no caminhão da mamografia.

Ainda atendendo à população feminina, o evento também ofereceu exames preventivos de câncer de colo de útero. O publico alvo são mulheres de qualquer idade que tenham vida sexual ativa. Os resultados, tanto da mamografia quanto da prevenção, sairão em cerca de 30 dias. A enfermeira da unidade, Meire Lima, comenta a iniciativa: “estamos tendo uma participação muito positiva dos usuários, já que informamos com quase um mês de antecedência nas casas e na unidade. Mobilizações como essas são muito importantes, pois além da realização de um número considerável de exames temos a oportunidade de conscientizar a população a respeito de diversos temas de saúde”.

A Prefeitura do Recife destaca que as mulheres que desejem marcar a mamografia devem apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, trabalho ou motorista e passaporte) ou o Cartão SUS.

A população também aproveitou outros importantes serviços como vacinação contra tétano, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e exames odontológicos. De acordo com a coordenadora Distrital de Saúde da Mulher e Dst/Aids, Camilla Novelino, a ação facilita o acesso da população para o cuidar da saúde. “Essa série de serviços é uma oportunidade bem acessível para os moradores. Muitas vezes as pessoas sentem dificuldades em realizar exames ou procurar orientações por motivo de tempo ou outros. Nosso objetivo é justamente ampliar a promoção da Saúde”, disse.