Programa Academia da Cidade desenvolve serviço diferenciado para usuários
Estratégias pretendem ampliar a oferta de serviços que visam melhorar a qualidade de vida dos usuários
Por Junior Aguiar
O Programa Academia da Cidade está desenvolvendo uma estratégia diferenciada para os usuários do serviço. A proposta é que os participantes dos 32 polos espalhados pelo Município tenham um acompanhamento na luta contra as doenças crônico-degenerativas, como a pressão arterial e obesidade. A intervenção recebe o nome de Saúde na Medida / Desafiando a Balança. Neste primeiro momento as ações acontecem nos polos Ilha de Joaneiro (Torreão), San Martin e Jardim São Paulo, além de Simão Borba, Lavadeiras e Heroís da Restauração (todas em Areias). A iniciativa que pretende atingir os demais polos até o primeiro semestre de 2013 partiu dos profissionais de Educação Física do Programa, contribuindo também para a preparação daqueles que participam frequentemente de eventos esportivos, a exemplo da Corrida das Pontes no Recife e da maratona mais famosa do País, a Corrida de São Silvestre em São Paulo.
O projeto, totalmente integrado às diretrizes do programa, pretende ampliar a oferta de serviços que visam melhorar a qualidade de vida dos usuários. Os participantes recebem uma ficha de acompanhamento onde ficam contidas informações sobre peso, estatura e cintura. No polo da Ilha de Joaneiro, as orientações acontecem todas as sextas-feiras antes das aulas normais do programa. Mensalmente os professores avaliam os resultados de cada um e posteriormente orientam os exercícios de acordo com a condição física e limites de cada pessoa.
A inovação ainda oferece palestras sobre alimentação, formas saudáveis de vida, aferição de pressão arterial entre outras ações de promoções de saúde. “A todo tempo incentivamos os usuários para que eles atinjam seus melhores resultados, mas sempre respeitando os limites de cada um. A partir do momento que começam com essas práticas saudáveis, eles têm uma vida muito melhor”, disse a professora do polo Ilha do Joaneiro, Elisa Guerra.
Ainda de acordo com Elisa, a iniciativa ajuda no combate a doenças do coração e demais. “A perda de peso e a manutenção da alimentação saudável, aliada aos exercícios físicos, é de grande importância para evitar complicações cardiopulmonares e respiratórias. Nosso acompanhamento ainda tem por objetivo evitar enfermidades frequentes que o excesso de peso acarreta, assim como promover um lazer e entretenimento maior dentro do já tradicional Programa Academia da Cidade da Prefeitura”, comentou.
Já a coordenadora do Distrito Sanitário V, Emannuelly Lemos, destaca a importância da estratégia como mais um incentivo para a adesão dos usuários. “Além de promover saúde, mantemos a presença regular do usuário com acompanhamento e práticas saudáveis”.
As novidades não param por aí. A iniciativa também assiste a um grupo bem específico de usuários do programa: os praticantes de corridas. Os atletas são submetidos a exercícios mais específicos que os preparam para a participação nas corridas. Todos os sábados, os interessados se reúnem pela manhã no calçadão da praia de Boa Viagem. Este grupo já participou entre outras, da Corrida das Pontes realizada pela Prefeitura do Recife e está se preparando para a São Silvestre em São Paulo e outros circuitos. “Entre os frequentadores desse serviço, mais de 10 já estão inscritos na corrida da capital paulista no final do ano. Além de ser um espaço para acompanhamento e prática esportiva, a iniciativa forma novos ciclos de amizades. É uma consolidação que já dura quatro anos”, disse Elisa.
Para se inscrever e participar em um dos grupos é fácil. Basta apenas comparecer de segunda a sexta nos polos do Programa, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.