NOTÍCIAS

Cultura | 14.08.13 - 18h45

No primeiro dia do Bairro Legal, PCR reboca veículos, libera calçadas e retira publicidade irregular

[caption id="attachment_37323" align="alignnone" width="680"]A ação, que está prevista para durar até seis meses, teve início nesta quarta (14). O projeto visa melhorar a mobilidade da região beneficiada. (Foto: Luciano Ferreira / PCR) A ação, que está prevista para durar até seis meses, teve início nesta quarta (14). O projeto visa melhorar a mobilidade da região beneficiada. (Foto: Luciano Ferreira / PCR)[/caption]

O primeiro dia do Projeto Bairro Legal já deixou resultados positivos em Boa Viagem e no Pina, na Zona Sul do Recife. As ações, de controle urbano e fiscalização no trânsito, surtiram efeito na mobilidade dos pedestres e veículos que passam pelas vias dos bairros. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) realizou a remoção de quatro carros e autuou 120 veículos, entre caminhões, carros e motocicletas que estavam em local irregular, atrapalhando a mobilidade.

Já a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) notificou 28 proprietários de estabelecimentos localizados na Herculano Bandeira e na Antônio de Goes, pelo uso indevido do passeio público. Os demais imóveis foram comunicados sobre as ações do Bairro Legal. Nos próximos dias, a Secon irá delimitar o limite do lote e da calçada nesses imóveis. Foram 449 identificados utilizando a calçada como estacionamento.

Ao todo, 12 pinos de ferro instalados no passeio público foram retirados das vias próximas à Praça da Cidade do Porto, com destaque para os localizados na frente do Banco Santander. A retirada dos pinos continua durante a noite, quando o trânsito está mais livre, evitando transtornos na mobilidade. Além disso, 178 placas de anúncios irregulares de imobiliárias e 14 cavaletes foram recolhidas e apreendidas. A ação está prevista para durar de cinco a seis meses.

Durante todo o dia, arte-educadores distribuíram panfletos e mostraram mensagens de conscientização à população, mostrando que o Bairro Legal precisa também da colaboração da sociedade. Placas com os dizeres “gentileza gera gentileza”, “atenção, respeito e gentileza” e “respeite o trânsito”, mostraram aos transeuntes que a educação no trânsito é fundamental para a mobilidade urbana e para uma convivência harmônica.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, classificou o primeiro dia do Bairro Legal como positivo. “Considero o resultado do primeiro dia muito positivo. Aumentamos a fiscalização sobre leis que já existem. A sociedade tem nos apoiado, parabenizando a iniciativa. E a população vai começar a nos ajudar, evitando cometer infrações de trânsito e de controle urbano”, explicou João Braga.

Os 50 profissionais envolvidos na operação (20 agentes da CTTU, 25 da Secon e 5 da Seop) tiveram o contêiner do Bairro Legal, instalado na Avenida Conselheiro Aguiar – na esquina com a Rua Senador Hélio Coutinho – como base de operações. Dois guinchos da CTTU ficaram à disposição do projeto e foram usados durante todo o dia.

O BAIRRO LEGAL - O projeto tem como objetivo melhorar a mobilidade na cidade através de ações de fiscalização nas áreas de trânsito e controle urbano. Os primeiros locais beneficiados são os bairros do Pina e Boa Viagem. Nessas áreas, a ação deve durar de cinco a seis meses. Em breve, outras regiões receberão a iniciativa.

Equipes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e Secretaria-Executiva de Operações (Seop) ocuparão os dois bairros, onde serão coibidas infrações como estacionamento proibido, carga e descarga, fila dupla e obstrução de calçadas. Também serão fiscalizadas construções e imóveis em situação irregular, além de poluição sonora e visual.

Nesse primeiro momento, a ação será focada nos principais corredores viários que cortam os dois bairros: Av. Herculano Bandeira, Rua Capitão Rebelinho, Av. Domingos Ferreira, Av. Conselheiro Aguiar, Rua dos Navegantes e Av. Boa Viagem, no trecho entre a Av. Antônio de Góes e Antônio Falcão. Em setembro, a operação segue para o trecho entre a Antônio Falcão e Armindo Moura. Em um terceiro momento, em outubro, a ação vai focar as transversais dos principais corredores, além de Brasília Teimosa, Bode e Beira-Rio.