NOTÍCIAS

Cultura | 14.08.15 - 15h36

Casa do Carnaval realiza rodas de diálogo e minicurso sobre Patrimônios Culturais

Na programação, nações de maracatu se apresentam e receberão título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

O Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval recebe nos dias 18 e 19 de agosto, a 8ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Localizada no anexo da Casa 38, no Pátio de São Pedro, a Casa do Carnaval realizará rodas de diálogo e um minicurso. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 120 vagas para as atividades com carga horária de três horas. Poderão se inscrever professores, estudantes, produtores culturais, gestores, brincantes e público em geral. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, Casa do Carnaval e Governo de Pernambuco.

Na terça-feira (18) serão realizadas duas rodas de diálogo sobre Maracatus. Durante a manhã, das 09h às 12h, com a mestra da Nação de Maracatu Encanto do Pina, Joana Cavalcante, e a antropóloga e professora de pós-graduação em Antropologia da UFPE, Lady Selma Albenaz. As facilitadoras refletirão o protagonismo da mulher nas manifestações culturais antes reservadas apenas aos homens, bem como as desconstruções do sexismo na contemporaneidade.

Já no período da tarde, das 14h às 17h, a discussão envereda pela análise dos maracatus como ferramentas de afirmação e resistência da cultura negra nas cidades. Para isso serão analisados momentos históricos como, por exemplo, a recente conquista do título de Patrimônio Imaterial do Brasil. Participam deste bate-papo a historiadora e assessora da Secretaria de Cultura, Carmem Lélis, a professora e doutora do Departamento de História da UFPE, Isabel Guillen, e o doutorando de pós-graduação de Antropologia pela UFPE, Leonardo Esteves.

Encerrando o primeiro dia da programação, acontece, às 19h, a apresentação de 12 nações de Maracatu no Pátio de São Pedro. Na ocasião, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) concederão às nações o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Para a quarta-feira (19), a programação conta com o minicurso “A Religiosidade como expressão do Patrimônio Cultural”, a partir das 9h, onde será discutida a ação das religiões nas construções culturais, como as concepções de sagrado e profano, e o reflexo da influência do eurocentrismo diante de estigmas e preconceitos vigentes. Durante o minicurso também será feita a análise e o cruzamento de dados da produção cultural afro brasileira e dos recentes processos de patrimonialização. Quem coordena este momento é o cientista social e pesquisador do Grupo de Estudos de Diversidade Religiosa e Intolerância, Cássio Raniere. Participam ainda, o historiador e mestrando em Preservação do Patrimônio Cultural, Marcelo Renan, e a coordenadora do Núcleo da Cultura Afro brasileira, Inajá Soares.

Para participar das atividades é necessário enviar um e-mail para casadocarnavalrecife@gmail.com ou entrar em contato através do telefone 3355 4311. Todas as atividades contarão com certificação.

Programação:

18 de agosto (terça-feira)
Rodas de Diálogo:
Maracatus Nação na Virada do Tempo: gênero, religião e territórios de sociabilidade

Parte I - Manhã, das 09h às 12h
Tema: Gênero e Patrimônio Cultural: O protagonismo da mulher no maracatu nação
Facilitadoras: Joana Cavalcante e Lady Selma Albernaz

Parte II - Tarde, das 14h às 17h
Tema: Maracatus Nação & Patrimônio: territórios do invisível e espaços de sociabilidades
Facilitadores: Carmem Lélis, Isabel Guillen e Leonardo Esteves

Parte III – Noite, a partir das 19h
Integração: apresentação das 12 nações de Maracatu no Pátio de São Pedro.
Na ocasião, o IPHAN e a FUNDARPE concederão às Nações de Maracatu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

19 de agosto (quarta-feira)
Mini-curso:
A Religiosidade Como Expressão do Patrimônio Cultural

Parte I - Manhã, das 09h às 12h
Tema: Inventariando o Sagrado: patrimônio, cosmologias e cultura popular
Facilitadores: Cássio Raniere e Marcelo Renan

Parte II - Tarde, das 14h às 17h
Tema: Patrimônio Afrobrasileiro: religiosidade, reconhecimento e (in)tolerâncias
Facilitadores: Cássio Raniere e Inajá Soares

SERVIÇO
8ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco
Quando: 18 e 19 de agosto, a partir das 9h
Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval, casa 38 (anexo), Pátio de São Pedro, bairro de São José
Informações: 3355 4311/ 3355 4331