Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 14.08.17 - 21h03

Membros do Conselho de Juventude do Recife tomam posse para o biênio 2017-2019

img_alt

A nova gestão é formada por 47 membros, entre jovens que representam as seis regiões da cidade, representantes de entidades de Juventude, profissionais ligados à PCR e à Câmara de Vereadores (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Os 47 novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ) tomaram posse no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, nesta segunda-feira (14), quando eles começam a monitorar a execução do Plano Municipal de Juventude, lançado pela Prefeitura do Recife neste ano. A posse aconteceu dois dias depois do Dia Mundial da Juventude, comemorado no último sábado (12). A nova composição do conselho, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos do Recife, atuará no biênio 2017-2019.

Em julho, cerca de 800 pessoas participaram das votações que elegeram 11 jovens de 15 a 29 anos como representantes das Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade e 18 representantes de movimentos, entidades, organizações, redes e fóruns de Juventude. Também fazem parte da nova composição do CMPPJ 16 profissionais ligados à Prefeitura do Recife e dois vereadores, entre titulares e suplentes. O objetivo do Conselho Municipal de Juventude é fortalecer a autonomia, organização e participação social dos jovens da capital pernambucana; formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental.

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, prestigiou a posse dos novos conselheiros e lembrou sua trajetória de militância, que começou quando ele tinha 11 anos de idade. “Sempre fui movido pelo espírito rebelde da juventude. Os conselheiros não devem abrir mão do espírito crítico e questionador da juventude. É assim que o conselho cumpre seu papel. Estejam atentos à gestão pública. Apontem nossos erros e acertos para nos ajudar a errar menos e acertar mais”, aconselhou o gestor.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, parabenizou os membros que estão saindo do conselho por terem trabalhado na construção do Plano Municipal de Juventude. “O plano é fruto de uma construção coletiva, foi feito a várias mãos. Vocês que estão saindo estão de parabéns por terem priorizado a construção desse plano. E que sejam bem-vindos os novos conselheiros. O papel de vocês é fazer o controle da política que é executada pela gestão municipal. Vamos trabalhar juntos para que consigamos implementar o plano e fortalecer as políticas públicas de juventude, que envolvem ações de diversas secretarias da Prefeitura do Recife”.

A secretária-executiva de Juventude, Camila Barros, disse que pretende, junto com o CMPPJ, ajudar a fazer a cidade do Recife ser a capital da efetivação das políticas públicas de juventude. “Nós que somos militantes sabemos o quanto batalhamos para chegar até aqui e nos orgulhamos a cada passo que damos para efetivar as políticas públicas de juventude. Não é fácil construir um plano municipal de juventude. Ele define as diretrizes de uma gestão para a busca da garantia dos direitos dos jovens. Nossa missão agora será efetivar as ações e garantir esses direitos. O desafio é grande tanto para nós que estamos na gestão quanto para quem está no conselho”, disse a gestora e militante.

Membro do conselho entre 2015 e 2017, o professor Jocimar Gonçalves passou o bastão para os novos membros. “Cumprimos com nosso dever de casa e saímos com nota dez, com a sensação de dever cumprido. O novo conselho vai assumir já com um plano de juventude e vocês terão a responsabilidade de fazer com que ele seja cumprido. Vocês têm que se apoderar dessa responsabilidade, sabendo que não é uma tarefa fácil”, ressaltou o docente.

Já Samuel Félix assinou o termo de posse e recebeu o certificado em nome dos novos conselheiros. “Me sinto orgulhoso por representar a juventude e poder mostrar que ela não está morta, que sempre há esperança”, disse o morador de Santo Amaro, eleito pelos jovens como representante da RPA1. Também estiveram presentes no evento o secretário-executivo de Políticas para a Criança e Juventude de Pernambuco, João Suassuna, e os vereadores Fred Ferreira e Renato Antunes, que são os representantes da Câmara de Vereadores no Conselho Municipal de Juventude.

BALANÇO – Na manhã da próxima sexta-feira (18), os conselheiros do biênio 2015-2017 prestarão contas de seus dois anos de atuação em um seminário aberto ao público, na Escola Profissionalizante Dom Bosco, em Casa Amarela, onde fica a sede do CMPPJ e da Secretaria Executiva de Juventude do Recife. Na tarde da sexta e durante todo o sábado (20), os novos conselheiros passarão por uma formação e darão início ao planejamento dos trabalhos.