NOTÍCIAS

Infraestrutura | 14.08.18 - 11h56

Academia Pernambucana de Letras festeja recuperação de calçadas

img_alt

Passeio público foi requalificado pela Prefeitura do Recife, por meio do Programa Calçada Legal. Calçada foi alargada e desenhos do arquiteto Geraldo Santana foram preservados (Foto: Divulgação)

 

A tarde desta segunda-feira (13) foi de celebração na Academia Pernambucana de Letras (APL), no bairro das Graças. Com um duo pianístico de Elyanna Caldas e Maria Clara Fernandes, em homenagem ao Dia dos Pais, a instituição aproveitou a ocasião para inaugurar as calçadas totalmente requalificadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), tanto na Avenida Rui Barbosa, quanto na Doutor Malaquias. O evento foi aberto ao público e reuniu membros da APL, da secretaria municipal de Educação, além da URB Recife e o vice-prefeito Luciano Siqueira.

Com investimento de R$ 43 mil, dentro do Programa Calçada Legal, a URB entregou 336 m² de passeios públicos completamente requalificados na frente e na lateral da APL. No lado da Avenida Rui Barbosa, a largura da calçada passou de 1,40m para 2,40m para garantir um caminhar acessível. “Agradeço à URB pela reforma”, disse a presidente da APL, Margarida Cantarelli. “Esta recuperação sempre foi desejo nosso, mas estava acima da nossa capacidade financeira. Reconheço a preocupação da URB em preservar as figuras na calçada, é muito importante para nossa história”, concluiu a presidente.

No caso da Academia Pernambucana de Letras, o projeto da URB manteve a preservação do passeio histórico. A obra resgatou o padrão da calçada, danificado pelo tempo. Em 1969, a Prefeitura do Recife fez um concurso que instigou arquitetos a fazerem desenhos para serem reproduzidos em diversas calçadas da cidade. Um dos vencedores foi o arquiteto Geraldo Santana e a calçada a APL foi projetada por ele.

A requalificação preservou a identidade urbana e a memória arquitetônica do local e foi reinaugurada quase 50 anos após sua construção. Os desenhos possuem uma base comum, são elaborados a partir de círculos que servem como moldes ou bases da geometria de todas as formas resultantes. O projeto preserva as figuras ganhadoras, em mosaico português, mas substitui a pedra granítica pela pedra mineira, com a face mais regular para dar condições de acessibilidade.

Todas as calçadas da Avenida Rui Barbosa, começando após o Hospital Maria Lucinda e indo até o cruzamento com a Avenida Agamenon Magalhães, estão sendo recuperadas. A expectativa é que tudo esteja concluído até o final deste ano.

Calçada Legal – O Programa Calçada Legal é o maior contrato de requalificação de calçadas já realizado pela Prefeitura. Serão mais de 100 ruas contempladas com o recurso de R$ 105 milhões, captado pela gestão municipal no Ministério das Cidades. Serão 260 KM de calçadas requalificadas em todo o Recife. O objetivo é privilegiar o CAMINHAR, uma vez que mais de 70% da população do Recife usa transporte público ou se locomove a pé para casa, trabalho ou escola/faculdade.

A pavimentação dos passeios é executada em materiais antiderrapantes, com pisos táteis, sinalizadores e direcionais. Além da recuperação do piso, serão realizadas soluções com rampas de acessibilidade, percursos legíveis, preservação dos passeios históricos, paisagismo, entre outras melhorias. O objetivo do projeto é garantir o conforto, a segurança do pedestre ao caminhar e a conectividade com a rede de transporte público.