NOTÍCIAS

| 14.09.12 - 19h24

Agentes comunitários de saúde comemoram encerramento de curso técnico oferecido pela PCR

[caption id="attachment_26109" align="alignleft" width="334"] 1,5 mil agentes comunitários de saúde participaram do encerramento. Foto: Inaldo Lins[/caption]

Festividades ocorreram ao longo do dia nos seis Distritos Sanitários da capital pernambucana

Um dia de comemoração e também de muita emoção. Assim foi a sexta-feira (14) para os quase 1,5 mil agentes comunitários de saúde (ACSs) da rede municipal, que celebraram a fase final do curso técnico oferecido pela Prefeitura do Recife. As festividades ocorreram nos seis Distritos Sanitários (DS) da capital pernambucana. Pela manhã, a festa mobilizou o pátio do DS I, na Boa Vista, onde teve exposição e apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos pelos ACSs como nota final na capacitação, além de apresentação cultural e músical com o DJ Rafael. Na sede do Sest/Senat, em Beberibe, houve detalhamento das experiências pelos próprios autores, exibição de vídeo sobre cotidiano da categoria e números musicais.

No DS V, a festa ocupou a Academia da Cidade da Praça Alfredo Pinto (das Lavadeiras), em Areias. Os profissionais do polo deram um aulão de ginástica e dança, promovendo saúde e diversão para o público. A celebração do DS III foi bastante peculiar. Os agentes comunitários decidiram percorrer as unidades de saúde e comunidades nas quais atuam, na Zona Noroeste, para mostrar o que foi aprendido ao longo do curso – com uma duração aproximada de um ano.

Pela tarde, a comemoração do DS VI ocorreu numa instituição de ensino superior no Ipsep. No local, aula da saudade, apresentações artísticas e muito entrosamento entre as participantes da profissionalização. Para os festejos do DS IV, onde a comemoração pela conquista das ACSs marcou a ‘estreia’ da nova sede do Distrito, na Torre. O evento teve diversos momentos emocionantes, com direito a descerramento de placa com o nome de todos os formandos e homenagens tanto por parte de gestores para os agentes comunitários como da parte dos agora ex-alunos do curso para os gerentes distritais.

“O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde faz parte da proposta da oferta de educação continuada e permanente. "Participar da especialização agregará ainda mais qualidade ao serviço oferecido à população. Ela trará muitos benefícios aos profissionais e, principalmente, aos usuários da rede municipal, que terão uma garantia ainda maior sobre o atendimento oferecido aos moradores da capital pernambucana”, enfatizou a assessora executiva da Saúde do Recife, Aexalgina Tavares.