NOTÍCIAS

| 14.09.12 - 12h37

"Housing" discute arte como destruição no Mamam no Pátio

Gentil Porto Filho é o artista residente do mês de setembro no Mamam no Pátio. O trabalho Housing, um misto de instalação e performance, acontecerá em dois momentos. Nesta sexta (14), a partir das 19h, haverá a primeira abertura da instalação, seguida da ação do bailarino Cláudio Lacerda e do artista visual Joelson Gomes.

No próximo dia 28, também a partir das 19h30, o ator Vavá Schön-Paulino e o artista visual Marcelo Coutinho serão os convidados a realizar a performance. O resultado das duas ações ficará em exposição no Mamam no Pátio até 06 de outubro.

Neste trabalho, Gentil Porto Filho também se considera como uma espécie de diretor teatral. "Housing" não pode ser definido apenas pela categoria instalação, pois, trata-se mais de uma situação criada e pensada em detalhes pelo artista. Os convidados a realizar a ação terão que seguir algumas regras estabelecidas por Gentil Porto Filho. Porém, essas instruções funcionarão apenas como guias, já que os artistas estão autorizados a improvisar com os elementos colocados por Gentil no ambiente.

Basicamente, "Housing" é composto por: um tapete de placas de gesso localizado no centro do espaço expositivo; uma projeção de imagens de ruínas ao fundo; e ao lado direito uma cadeira com um abajur sobre uma mesa. A situação criada pela performance na instalação combina uma série de elementos complexos que, de maneira geral, discutem o status da arte na atual configuração de seu campo. A arte como destruição é evocada pelos elementos em ruínas contidos na instalação, seja a imagem ao fundo, seja o gesso destruído pela ação dos atores em cena, representando uma espécie de crítica silenciosa contra as tendências moralizadoras da arte contemporânea.

Serviço:
"Housing", de Gentil Porto Filho
Sexta (14), às 19h
Mamam no Pátio – Pátio de São Pedro, Casa 17, Bairro de São José.
Entrada gratuita.
Visitação: De terça a sexta, das 13h às 18h. Sábados, das 12h às 17h.
Agendamento de visitas: 81 3355-6765 

ASSUNTOS: