Prefeitura do Recife divulga esquema especial para a 11ª Parada da Diversidade
Em virtude da 11ª edição da Parada da Diversidade, que acontecerá a partir das 9h deste domingo (16), na praia de Boa Viagem, a Prefeitura do Recife divulga o esquema de funcionamento dos serviços oferecidos pela gestão municipal. O evento conta com o apoio de vários órgãos e secretarias que irão garantir a segurança e a comodidade da população. Confira:
Trânsito - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irá monitorar neste domingo (16), no bairro de Boa Viagem, a 11ª Parada da Diversidade de Pernambuco. O bloqueio na Av. Boa Viagem, acontece entre a Av. Armindo Moura até a Rua Dona Benvinda de Farias. As interdições acontecem a partir das 6h e devem durar até as 22h. Para garantir os desvios e o controle do fluxo de veículos nas vias próximas do evento, mais de 200 agentes de trânsito, divididos em turnos, estarão mobilizados. A concentração da passeata será no Parque Dona Lindu e de lá segue até a Rua Padre Bernardino Pessoa. A intervenção acontecerá durante todo o evento, entretanto, as vias só serão liberadas após o serviço de limpeza, realizado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Até toda a normalização do fluxo de veículos os agentes permanecerão no local, realizando orientações, bloqueios e mudanças necessárias.
Saúde – Cerca de 50 profissionais da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais trabalharão durante o evento orientando a população sobre formas de prevenção e distribuindo itens como preservativos masculinos. A pasta municipal contará, ainda, na abertura do desfile, com um trio-elétrico e DJ exclusivos. No veículo, ao som de muita música eletrônica, serão veiculadas mensagens alusivas à cidadania, diversidade sexual e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatites virais. A atuação dos redutores de danos e equipe de apoio terá inicio a partir das 9h, na concentração. A mobilização acabará no fim da tarde, com a chegada do trio-elétrico na altura da Padaria Boa Viagem. Ao longo do dia, a expectativa é que sejam distribuídas cerca de 100 mil camisinhas e sachês de gel lubrificante.
Direitos Humanos – A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), através da Gerência da Livre Orientação Sexual (GLOS), distribuirá ao longo do evento material gráfico informativo e preservativos. Também no domingo (16) será divulgada a campanha “Recife Sem Homofobia” que é desenvolvida pela SDHSC, através da GLOS, cujo objetivo é sensibilizar moradores, turistas e funcionários da rede hoteleira local.
No sábado (15), a partir das 9h, a GLOS entregará cartas aos moradores do bairro sobre a interdição das ruas realizada pela CTTU, locais de parada e percurso dos ônibus, que acontecerá das 6h às 21h do domingo (16).
Educação – A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio do Grupo de Trabalho em Orientação Sexual (GTOS), estará com o grupo Diversitá, da Universidade de Pernambuco (UPE), durante todo o percurso da Parada da Diversidade. Nesta parceria, os profissionais da Seel farão uma pesquisa sobre as vivências e a circulação dos grupos LGBTs. Mesmo sendo um momento festivo, os pesquisadores avaliarão o comportamento das pessoas que participam da caminhada. Uma Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino será realizada em data ainda indefinida.
Emlurb – Para garantir a limpeza da avenida Boa Viagem e das ruas do entorno, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) vai contar com um esquema especial. Durante o dia do evento, uma equipe composta por 62 pessoas vai trabalhar na limpeza da faixa de areia, na varrição e na coleta dos resíduos produzidos pelas barracas de coco, desde a manhã até o término da Parada.
A partir das 17h, será realizada uma lavagem na Avenida no trecho onde o evento irá passar. Para auxiliar na execução desses serviços, a Emlurb irá disponibilizar a distribuição de 30 contenedores em pontos estratégicos, um carro-pipa, três compactadores, um trator com rastelo (para a limpeza da areia da praia) e um caminhão de pequeno porte com caçamba para recolhimento de resíduos (o caminhão “baby”).
Dircon – A Diretoria de Controle Urbano (Dircon) atuará no ordenamento e fiscalização do comércio informal durante a Parada da Diversidade, das 7h até o final do evento. Um total de 167 agentes, divididos em dois turnos, estará distribuído no trecho que vai da Rua Arlindo Moura até a Rua Benvinda de Farias. Além disso, uma equipe especial também estará presente na concentração da parada, no Parque Dona Lindu, para coibir que o comércio ambulante se instale no local.