Secretaria de Saúde apoia projeto Produção, comercialização e gestão das mulheres
O projeto Produção, comercialização e gestão das mulheres, organizado pela Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife, tem um novo endereço. Devido ao crescimento e maior demanda, as reuniões iniciais e teóricas, que aconteciam dentro do Conjunto Habitacional Abençoado por Deus, na Iputinga, tem um novo local cedido pela Secretaria Municipal de Saúde. As atividades serão ministradas na Unidade de Saúde da Família Skylab I e II, a partir desta segunda-feira (17) até o dia 2 de outubro, três dias na semana, sempre das 14h às 17h. A partir deste mês os cursos de bijuterias são voltados para 20 mulheres da RPA 4.
O Projeto tem por objetivo viabilizar e valorizar o trabalho das mulheres que ainda sofrem com a exclusão econômica, menor acesso ao mercado de trabalho, a precariedade nas condições de trabalho e no reconhecimento dos direitos trabalhistas. O desemprego, a menor remuneração e ao acesso segmentado ao mercado de trabalho, sobretudo das mulheres negras, também são indicativos das desigualdades de gênero e raça existentes na sociedade, reforçando a importância da luta pelo fim da divisão sexual do trabalho.
“Esse projeto é importante, sobretudo, porque resgata a questão de autoestima e autonomia financeira. Depois do curso elas vão sair com uma base para realizar outras oficinas, podendo até capacitar outras mulheres”, disse Ana Paula Santa, responsável pelo projeto.
As ações realizadas pelo projeto são voltadas para formação profissional de 100 mulheres, no âmbito das temáticas de Cidadania, Direitos Humanos, Relações de Gênero, Enfrentamento a Violência contra a Mulher, empreendedorismo na produção, comercialização e gestão das mulheres nos seus próprios negócios e a habilidade especifica em confecção e montagem de bijuterias.