Cinco equipes da PCR disputarão final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Cinco equipes de estudantes da rede municipal de ensino do Recife vão disputar a final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no próximo domingo (13). Nesta sexta-feira (11), cerca de 150 alunos divididos em 39 equipes da Prefeitura do Recife participaram do primeiro dia de disputa do Ensino Fundamental, competindo entre eles e também com oito colégios privados. Dois grupos da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus ganharam o primeiro e o quarto lugares; duas equipes da Rodolfo Aureliano ficaram na segunda e na sexta posições e um grupo da Mário Melo ficou na quinta colocação. O terceiro lugar ficou com o colégio privado Grande Passo.
Em Pernambuco, a olimpíada está acontecendo no ginásio da Escola de Referência Sizenando Silveira, em Santo Amaro. Este sábado (12), a competição continua com os colégios privados. No domingo, participam da final estadual as 12 melhores equipes dos dois dias de competição. Desta disputa, sairão as três melhores equipes do Estado, que participarão da fase nacional da olimpíada, em Uberlândia, Minas Gerais, nos dias 29 de outubro e 1º de novembro. Cada equipe é formada por no máximo quatro estudantes.
Em 2014, uma equipe do 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco venceu a fase regional da olimpíada e pôde disputar a etapa nacional em São Paulo. A participação dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) na OBR faz parte do Programa Robótica na Escola, iniciado pela Secretaria de Educação do Recife em fevereiro de 2014.
Os estudantes de 11 a 14 anos vêm treinando com foco na olimpíada desde agosto. Sob a orientação dos professores de robótica e multiplicadores nas Unidades de Tecnologia (Utecs), os estudantes programaram e adaptaram robôs feitos com blocos de encaixe da LEGO para participar da competição prática. Os robôs foram programados para seguir uma trilha cheia de obstáculos. Para vencê-los, é preciso fazer com que o robô reduza a velocidade e desvie sem ficar preso, suba rampas, entre outras ações.
Aluna do 9º ano da Escola Municipal André de Melo, Paloma Silva, 14 anos, diz estar cada vez mais envolvida com a robótica. “Desde que passei a ter aulas de robótica, senti que adquiri mais conhecimento. Para mim, esta competição é uma grande oportunidade de mostrar o que aprendi”. O estudante José Sérgio Salles, 14 anos, da Escola Municipal Mário Melo, também estava empolgado com a chance de participar de uma olimpíada nacional. “Pra mim é ótimo participar de eventos assim. Nas aulas de robótica, também aprendi a respeitar os adversários”, conta o adolescente.
Segundo o coordenador do Programa Robótica na Escola, Jadson Amorim, eventos como a OBR aprimoram o conhecimento dos alunos. “É visível o grande avanço que tivemos do ano passado pra cá. A olimpíada é muito importante para eles, pois é uma oportunidade de colocarem em prática o que estudam em sala de aula e ampliar a vivência de cada um, além da possibilidade de revelarmos novos talentos”, avalia o professor.
Este ano, mais de 2.500 equipes de todo o Brasil se inscreveram na modalidade prática da OBR, que é uma das olimpíadas científicas mais importantes do País e recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição trabalha a temática da robótica com foco no estimulo às carreiras científico-tecnológicas, promovendo debates e atualizações, além de possibilitar a descoberta de novos talentos na área.
MATEMÁTICA - Cerca de 850 alunos da rede municipal de ensino do Recife participam, a partir das 14h30 deste sábado (12), da segunda etapa da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Cerca de 14 mil estudantes da PCR participaram da primeira fase da competição, de um total de 18 milhões de inscritos de todo o Brasil. Aproximadamente 900 mil alunos foram classificados para esta segunda fase.
Composta por seis questões discursivas, a prova tem duração de três horas. Os alunos devem responder mostrando os cálculos e o raciocínio utilizados para resolver os problemas. As questões são elaboradas de acordo com o nível em que o aluno se encaixa. O nível 1 inclui os alunos do 6º e 7 anos no Ensino Fundamental; o nível 2 inclui os 8º e 9º anos; e o nível 3 é para os estudantes do Ensino Médio. Os estudantes da rede municipal do Recife participam das duas primeiras categorias.
Os alunos da PCR realizarão a prova em quatro escolas municipais que funcionarão como polos: Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões; Reitor João Alfredo, Ilha do Leite; Nilo Pereira, em Casa Amarela; e Luiz Vaz de Camões, no Ipsep. Os premiados serão conhecidos no dia 27 de novembro. Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em 2016. Os professores de matemática dos alunos que participam da segunda fase também concorrem a premiações.
A rede municipal de ensino do Recife participou de todas as edições da OBMEP, sempre tendo alunos premiados com a menção honrosa e já tendo um deles premiado com a medalha de bronze. A OBMP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo da disputa é estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área.
Sugestão de pauta: Final da etapa estadual da OBR
Data: 13/09 (domingo)
Hora: 10h às 17h
Local: Escola de Referência Sizenando Silveira - Avenida Mário Melo, Santo Amaro. Perto do Parque 13 de Maio.