Escola Municipal Rodolfo Aureliano se classifica para fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Os alunos da rede municipal ficaram na 3ª colocação neste domingo, quando foi disputada a final estadual
Uma equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, localizada na Várzea, ficou em terceiro lugar na final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e com isso se classificou para a etapa nacional da competição. A primeira posição ficou com o Colégio Apoio, e a segunda com o Colégio Santa Emília. A final das equipes de Ensino Fundamental foi disputada pelas nove melhores de Pernambuco neste domingo (13), no ginásio da Escola de Referência Sizenando Silveira, em Santo Amaro. Competiram cinco grupos de escolas da Prefeitura do Recife e quatro de colégios privados.
Os quatro estudantes da Rodolfo Aureliano vibraram muito com a classificação para a fase nacional da olimpíada, que será disputada em Uberlândia, Minas Gerais, nos dias 29 de outubro e 1º de novembro. “A gente não imaginava ficar entre as três melhores equipes de Pernambuco. Foi muito bom participar da competição com os amigos, aprendendo e se divertindo”, disse Marylia Willyane Félix, 13 anos, que se classificou junto com os colegas Emerson Almeida, Gabriel Loureiro e Lucas José.
Em 2014, uma equipe do 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco venceu a fase regional da olimpíada e pôde disputar a etapa nacional em São Paulo. A participação dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) na OBR faz parte do Programa Robótica na Escola, iniciado pela Secretaria de Educação do Recife em fevereiro de 2014.
O coordenador do programa, Jadson Amorim, considera que os estudantes da rede municipal crescem a cada competição de que participam. “Estamos muito felizes com essa classificação deles para a etapa nacional. Quem sabe eles não participam mais uma vez da olimpíada mundial de robótica, como no ano passado, só que agora ainda mais preparados. Nas aulas de robótica, mostramos aos meninos que, para controlar o robozinho, eles precisam estudar matemática, português, história, geografia e tudo mais. Só assim eles conseguem vencer os obstáculos nas competições”, avalia o professor.
Os estudantes de 11 a 14 anos vêm treinando com foco na olimpíada desde agosto. Sob a orientação dos professores de robótica e multiplicadores nas Unidades de Tecnologia (Utecs), os alunos programaram e adaptaram robôs feitos com blocos de encaixe da LEGO para participar da competição prática. Os robôs foram programados para seguir uma trilha cheia de obstáculos. Para vencê-los, foi preciso fazer com que os robôs conseguissem subir rampas, reduzir a velocidade e desviar dos obstáculos, entre outras ações.
Este ano, mais de 2.500 equipes de todo o Brasil se inscreveram na modalidade prática da OBR, que é uma das olimpíadas científicas mais importantes do País e recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição trabalha a temática da robótica com foco no estimulo às carreiras científico-tecnológicas, promovendo debates e atualizações, além de possibilitar a descoberta de novos talentos na área.