NOTÍCIAS

Mulher | 14.09.15 - 10h28

Mais de 300 propostas de políticas de gênero são aprovadas na Conferência Municipal da Mulher do Recife

Sugestões como criação de fóruns de discussões nas comunidades sobre as ações da secretaria foram aprovadas

A Conferência Municipal da Mulher do Recife termina com um saldo de 317 propostas aprovadas, na plenária geral, para o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres 2013/2018, 28 delegadas eleitas da sociedade civil e 19 indicadas pela gestão para a Conferência Estadual, que será realizada em dezembro. Foram eleitas ainda no processo, as 48 conselheiras para o Conselho Municipal da Mulher (2015/2018). O evento, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife e o Conselho da Mulher do Recife, foi realizado no Centro Paulo Freire, no bairro da Madalena, e contou com a participação de convidadas, entidades ligadas à luta das mulheres, conselheiras municipais e delegadas eleitas durante as pré-conferências.

A programação teve início com a plenária geral para eleger as propostas que foram discutidas nos sete grupos de trabalho. “Hoje é o nosso último dia. E vamos sair daqui com o sentimento de satisfação que é colocar propostas para um Plano Municipal com participação das mulheres. De todas elas que estiveram conosco desde as pré-conferências, que se empenharam para construir uma sociedade melhor”, comentou a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho.

Sugestões como a criação de fóruns de discussões nos bairros sobre os sistemas de política para as mulheres e a realização de cursos de formação política nos bairros e comunidades foram aprovadas pelas delegadas. Promover mais diálogo com os grupos organizados de mulheres e também mais discussões sobre enfrentamento à violência de gênero fizeram parte do escopo das solicitações das participantes.