NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 14.09.15 - 09h51

Secretaria de Meio Ambiente colhe amostras de mancha verde no Canal do Jordão

img_alt

Tinta despejada tem baixo nível de toxidade e não é necessária a montagem de barreiras nem a sucção do material. (Foto: Cortesia)

 

Técnicos e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) colheram, na manhã deste sábado (12), amostras de uma mancha verde no Canal do Jordão, na Zona Sul da cidade. A coloração diferente apareceu na última sexta-feira (11) e, segundo informações passadas por moradores e comerciantes da área, pode ter sido causada por um acidente com um caminhão de tintas, na Avenida Marechal Juarez Távora, em Setúbal, Boa Viagem.

De acordo com a chefe da Fiscalização da SMAS, Ana Patrícia Rocha, a solução despejada realmente é tinta, mas do tipo solúvel em água. Isso significa que o nível de toxidade dela é baixo. “Fomos ao local onde ocorreu o despejo e ainda havia resíduos da tinta sólida e já diluída. Observamos que o material é hidrossolúvel e o PH da água está neutro em todos os pontos visitados. Ou seja, sua toxidade é baixa e não é necessária a montagem de barreiras nem a sucção do material”, tranquilizou.

Ana Patrícia Rocha também explicou que, como o Canal do Jordão deságua na Bacia do Pina e há um bom nível de água, todo o material deve ser facilmente diluído, sem acarretar grande danos ambientais. Mesmo assim, amostras colhidas em diferentes pontos do curso d’água serão encaminhadas para análise em laboratório específico. A intenção é verificar o nível exato do impacto causado pelo despejo da solução.

Quanto ao acidente que pode ter provocado a mancha, a Secretaria de Meio Ambiente solicitará as imagens das câmeras de monitoramento que a Prefeitura possui na área para saber quem são os responsáveis. “Queremos identificar e autuar o responsável pelo despejo. Ele vai responder a um processo administrativo na prefeitura e pode sim ser multado. Além disso, vamos encaminhar o caso para o Depoma, pois se trata de um crime ambiental”, finalizou. 

Afora a Secretaria de Meio Ambiente, participaram da vistoria ao Canal do Jordão a Brigada Ambiental e funcionários do setor de Pavimentação e Drenagem da Emlurb.