Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 14.09.17 - 15h43

Orquestra Sinfônica do Recife realiza concerto gratuito na próxima quarta-feira (20)

img_alt

Sétima apresentação da orquestra em 2017 será no Teatro de Santa Isabel, às 20h. O programa contará com peças de Brahms e do regente da orquestra, Marlos Nobre. Ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do concerto. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Teatro de Santa Isabel abre as portas para a música erudita na próxima quarta-feira (20). A partir das 20h, será realizado o sétimo concerto da Orquestra Sinfônica do Recife em 2017. A apresentação é gratuita e aberta ao público. Os convites começam a ser distribuídos uma hora antes do concerto, na bilheteria do teatro.

No programa deste mês, o maestro Marlos Nobre colocou uma peça de autoria própria e uma do compositor alemão Johannes Brahms, a Sinfonia nº 2 em re maior, Opus 73, escrita durante o verão de 1877 na cidade de Pörtschach. A obra, que fez sua estreia mundial em Viena, no mesmo ano em que foi escrita e pouco mais de um ano após a retumbante estreia da Primeira Sinfonia de Brahms, é essencialmente serena e lírica, com eventuais culminâncias e arrebatamentos sonoros. Composta por quatro movimentos, a peça é definida pelo maestro Marlos Nobre como “um dos maiores monumentos da criação sinfônica de todos os tempos”.

Segunda peça do programa, a composição Convergências, Opus 28, foi escrita por Marlos Nobre em 1977, sob encomenda para o 1º Festival Latinoamericano de Música Contemporânea de Maracaibo, realizado na Venezuela, tendo sido executada pela primeira vez pela Orquestra Sinfônica de Maracaibo, com a direção do Maestro Eduardo Rahn. Depois de ser gravada algumas vezes em diferentes lugares do mundo, a composição acabou se tornando uma das mais populares do maestro. A peça começa sombriamente nos graves e, quatro seções depois, é concluída com uma poderosa explosão sonora de toda a orquestra.

Concertos para a Juventude - Um dia antes da apresentação, na terça (19), a orquestra executa o mesmo programa para uma jovem plateia formada por estudantes do Recife e arredores. Com o objetivo formar público para a música erudita na cidade, o projeto Concertos para Juventude será realizado também no Teatro de Santa Isabel, às 10h. Para informações e inscrições: 3355-3323.

 

Serviço
Sétimo Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: Quarta-feira, 20 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Entrada franca
Informações: 3355-3322