Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Recentro | 14.09.22 - 11h06

Prefeitura do Recife participa da Jornada Comunidades Empreendedoras no Pilar

img_alt

Em parceria com Sebrae e ONG Verda, iniciativa permite que empreendedores locais tenham acesso a informações imprescindíveis para o desenvolvimento dos próprios negócios. (Foto: Vanessa Alcântara/PCR)

 

Conhecimento pode ser um grande aliado para que os pequenos empreendimentos tenham mais chances de prosperar nos primeiros anos de existência. E a Prefeitura do Recife, por meio do Recentro, se uniu ao Sebrae e a ONG Verda, e lançaram, na terça-feira (13), a Jornada Comunidades Empreendedoras para moradores do Pilar, no Bairro do Recife, que consiste na realização de cursos e mentoria para desenvolver o negócio identificando seu propósito, os produtos e serviços e a jornada do cliente, como fazer a gestão do dinheiro, funil de vendas e estratégias de marketing. O evento ocorreu na Igreja A Ponte.

De acordo com o fundador da Verda, Pedro Verda, o projeto permite que os empreendedores tenham a oportunidade a três itens fundamentais em comunidades que desenvolvem negócios: educação, acesso a capital e rede de relacionamentos. “A Jornada é uma chance de transformação para os empreendedores do Pilar. O objetivo do projeto é fomentar os negócios de impacto nas periferias de Pernambuco”, afirma.

A categoria de micro empreendedores individuais (MEIs) é a que tem a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estudo apontou que em 2020 esse índice chegava 29%, enquanto as microempresas registravam taxa de 21,6%. Líder comunitária do Pilar , Ana Miguel diz que na localidade mais de 90% dos moradores são empreendedores. “Se o empreendedor não receber apoio ele fecha”.

Para a chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça, a capacitação é mais um esforço para desenvolver oportunidade das comunidades terem autonomia financeira, gerando renda e participando ativamente da economia local dos bairros do centro. “Levar educação e promover os negócios locais fortalecem as comunidades e o Centro da cidade, além de criar redes de apoio para divulgação dos pequenos negócios dos bairros”. A Prefeitura também divulgou no evento o seu Crédito Popular (CredPop), em que os empreendedores podem conseguir crédito no valor de até R$ 3 mil.

A empreendedora Karla Sales participou da turma anterior da Jornada Comunidades Empreendedoras e disse que montou um negócio que antes nem sonhava em ser possível. Ela fundou o Renasceraldeia , que realiza a formação de doulas para acompanhar gestantes e também desenvolve educação perinatal antirracista. “As mulheres negras não costumam receber analgesia nos partos, por exemplo”, explica.

O Tik Tok, a Fundação Tide Setúbal e o Fundo Brasil, juntos estão investindo R$ 80 mil reais para que o empreendimento de Karla desenvolva o Projeto Afroparto, acompanhando dez grávidas durante toda a gestação até os três primeiros meses de amamentação, visando um tratamento digno e respeitoso dessas mulheres. Karla Sales também é artesã e ensina as mulheres da comunidade a produzirem e usarem o Sling (malha com amarração para carregar o bebê junto ao corpo da mãe ou pai), mas uma maneira de gerar renda e emprego.