NOTÍCIAS

| 14.10.11 - 11h03

Dia Mundial da Alimentação é comemorado no Mercado da Encruzilhada

Evento vai abordar maneiras de uma alimentação saudável

Por Victor Ferreira

No próximo domingo (16) será comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Em alusão à data, a Prefeitura do Recife está presente, no Mercado da Encruzilhada, durante a manhã desta sexta-feira (14), até as 12h. A Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Gestão Alimentar, realiza um trabalho de abordagem sobre alimentação. O objetivo é aproveitar o horário de maior movimentação do local, já que é aberto ao público.

Dentre os temas abordados, serão oferecidas formas de se montar um prato saudável, com baixo custo e maior aproveitamento dos alimentos. Alguns profissionais do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas (NAPI), do programa Alimentação Viva, estão presentes, ajudando o público na confecção do suco de clorofila e mostrando a importância de uma alimentação germinada para hipertensos e diabéticos, focando em tipos de farinhas importantes para a alimentação dessas pessoas.

Estão sendo distribuídos alguns tipos de ervas de excelente sabor, que não prejudicam a pressão. Outro alimento oferecido é a farinha de maracujá, utilizada para diabetes, já que atua no controle da glicemia e costuma ter uma resposta positiva da população, por ser de fácil confecção.

A nutricionista Morgana Maranhão, responsável pela organização do evento, diz que a ideia é “trabalhar com alimentos integrais, para tentar desconstruir o mito de que este tipo de alimento é caro. As pessoas, quando ouvem falar em alimento integral, pensam nos industrializados, ‘diet’ e ‘light’, que ficam nas prateleiras dos supermercados. E não é isso. Vamos mostrar que existem os alimentos integrais que podem ser feitos em casa, de baixo custo”, afirmou Morgana.