NOTÍCIAS

Cultura | 14.10.13 - 15h25

Recife receberá capacitação do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Técnicos da Secretaria-Executiva de Defesa Civil irão participar do encontro que acontece nesta terça-feira (15), das 9h às 17h, no auditório do Sintel

Nesta terça-feira (15), técnicos da Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec) participam de uma capacitação promovida pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no Recife. O projeto Pluviômetro nas Comunidades será o tema do encontro que irá acontecer no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sintel), no bairro de Santo Amaro, das 9h às 17h.

A capacitação será ministrada por técnicos do Cemaden, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que faz parte do Ministério da Integração Nacional. Noções básicas para a instalação do pluviômetro e para a mobilização comunitária serão abordadas durante o encontro. Ao final, está programada a instalação prática de um pluviômetro na localidade do Morro da Conceição.

Para o secretário-executivo de Defesa Civil, Adalberto Freitas, capacitações como essa possibilitam o aperfeiçoamento do trabalho das equipes técnicas. “É importante que o Recife esteja inserido em projetos como o Pluviômetro nas Comunidades, que ajudam a desenvolver a cultura de percepção de riscos dentro das comunidades situadas em áreas de risco da cidade”, afirmou.

Representantes da Defesa Civil estadual e dos municípios de Barreiros, Escada, Igarassu, Cortês e Vitória de Santo Antão e algumas lideranças comunitárias também foram convidados para participar da capacitação.