NOTÍCIAS

Cultura | 14.10.14 - 16h24

PCR realoca ambulantes das calçadas para boxes dentro do Mercado da Cobal

Cerca de 25 profissionais foram beneficiados e contam, agora, com estrutura digna para o comércio. Com as calçadas desocupadas, pedestres também ganham mobilidade. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), realizou, na manhã desta terça-feira (14), a realocação de 25 comerciantes que atuavam na calçada do Mercado da Cobal, em Casa Amarela. Todos eles foram devidamente instalados em bancos de feira dentro do próprio mercado, garantindo a mobilidade dos pedestres que transitam pela área e a segurança dos novos permissionários.

Logo no inicio da manhã os comerciantes começaram a receber as chaves dos novos equipamentos e muitos já iniciaram a montagem dos artigos que serão comercializados. Os espaços foram definidos através de sorteio, realizado na tarde da última segunda-feira (13). Todas as mudanças foram discutidas entre Semoc e os ambulantes cadastrados em quatro reuniões realizadas na sede da secretaria

Desde o inicio do ano, a Semoc vem realizando o monitoramento da área, além de promover rodadas de diálogo com os comerciantes, buscando garantir um espaço adequado para o trabalho. Para isso, foram realizadas obras de revitalização dos banheiros do mercado, pintura da fachada e dos gradis.

Também foram disponibilizados bancos de feiras com espaço maior do que eles eram autorizados no período em que atuavam nas calçadas. “Hoje eles podem comercializar num espaço com 2 metros. A melhoria para a categoria e para a população, que vai ter uma calçada livre para caminhar, é notória”, comenta o diretor dos mercados e feiras da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Diogo Azevedo.