NOTÍCIAS

Saúde | 14.10.15 - 15h16

Dia Mundial da Alimentação é marcado por orientações da Vigilância Sanitária

Os principais cuidados com os alimentos são em relação ao acondicionamento e higiene dos locais

 

É comemorado nesta sexta-feira (16) o Dia Mundial da Alimentação. Diante do aumento das fiscalizações nos estabelecimentos da cidade, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, além de alertar sobre os cuidados com os produtos adquiridos em supermercados, chama a atenção para os alimentos consumidos fora de casa, evitando as doenças transmitidas por alimentos (DTA).

Torna-se cada vez mais comum o hábito de levar almoço de casa para o trabalho, o que exige atenção no acondicionamento dos alimentos. De acordo com a chefe do Setor de Controle de Alimentos e Produtos, Geise Belo, os alimentos prontos para o consumo devem ser mantidos sob refrigeração (<5ºC) ou aquecimento (>60ºC), permanecendo o mínimo tempo em temperatura ambiente. “Na nossa cidade a temperatura média é de 30ºC, muito favorável ao crescimento e proliferação de microorganismos, especialmente as bactérias”, explica Geise.

A Visa orienta que, ao levar refeições para o trabalho, devem ser guardadas em recipientes adequados (material liso, lavável e impermeável) e com tampas, em uma geladeira/ frigobar, ou ainda em bolsas térmicas ou caixas plásticas com gelo.

Se a opção for comer em restaurantes/lanchonetes, os consumidores devem prestar atenção, além do armazenamento dos alimentos, nas condições de higiene do local e dos vendedores. É importante observar, primeiro, se o estabelecimento possui licença sanitária para funcionar ou está em processo de licenciamento. Os alimentos precisam estar protegidos de contaminação (insetos, poeira, sol, chuva etc) e conservados em balcões térmicos (quentes ou frios) – principalmente se o alimento for pronto para consumo, como carnes, leites e derivados.

Legislação - A Lei Municipal n° 16.298/97 dispõe sobre o acesso dos consumidores às instalações de manuseio e preparo de alimentação nos restaurantes, hotéis, motéis, bares, lanchonetes e similares. As irregularidades ou ocorrências de surto de doenças transmitidas por alimentos podem ser denunciadas através da Ouvidoria do SUS – 0800.281.1520.

Confira aqui outras dicas para evitar complicações causadas por alimentos estragados.