NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 14.10.25 - 15h14

Prefeitura do Recife promove mais de 160 serviços e atrações gratuitas no Rec’n’Play 2025

img_alt

Ações incluem shows de Otto e Del Rey, vacinação com utilização de óculos virtuais para crianças, debates nas áreas de saúde, urbanismo, empreendedorismo e inovação urbana, inauguração de Pavilhão Francês, além de passeio cinematográfico acerca da cidade no cinema de Kléber Mendonça. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Entre os dias 15 e 18 de outubro, a Prefeitura do Recife ingressa nas fileiras do Rec’n Play, um dos maiores eventos do país em inovação, tecnologia e cultura e coloca à disposição da população uma série de ações gratuitas que dialogam sobre serviços públicos e uso de tecnologia, bem como atividades para livre uso dos visitantes. A programação completa das atividades da gestão municipal está disponível em  https://recnplay.recife.pe.gov.br/

Consolidando a temática “A Prefs tá on”, a gestão municipal leva para o evento uma programação que conecta experiências tecnológicas, impacto social e criatividade. O grande ponto de encontro será o Espaço Conecta, estande oficial da Prefeitura, que ficará na Avenida Rio Branco e promete atrair o público com atividades interativas, demonstrações de projetos e instalações imersivas. Telões de LED, painéis de conversa e ações participativas formam o ambiente onde o público poderá conhecer de perto iniciativas que fazem do Recife uma referência nacional em governo digital.

O canal oficial da Prefeitura acompanhará tudo de perto e fará transmissões direto do estande e dos principais pontos do Rec’n Play espalhados pelo bairro do Recife, com entrevistas, cobertura especial e conteúdo exclusivo para o canal do YouTube e para o perfil @tvconectarecife. Para garantir maior conforto para a população e turistas e ordenamento do festival, o evento será monitorado pelo Centro de Operações do Recife (COP), assim como acontece nos grandes eventos como Réveillon, Carnaval e São João. 

No total, a gestão irá ofertar mais de 160 atividades que incluem debates, passeios, shows, atividades culturais, oficinas e serviços nas áreas de Saúde, Urbanismo, Transformação Digital, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Trabalho e Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, além de inovação urbana. Entre os destaques, estão o Balão Interativo, atividade que ocorrerá na Rua dos Amores e que consiste na utilização de óculos de realidade virtual para uma verdadeira imersão no centro do Recife através de simulações de uma viagem de balão.

Os óculos virtuais também serão aliados em uma ação que visa ajudar pais e responsáveis a cuidar da saúde das crianças e adolescentes. Nos dias 15 e 16, o estande da Prefeitura, localizado na Avenida Rio Branco irá ofertar vacinação com óculos de realidade virtual. A ação foi desenvolvida para tornar a vacinação mais humanizada, pois enquanto recebem o imunizante, os participantes assistem a um vídeo imersivo que incentiva a prevenção e reforça os cuidados com a saúde. As vacinas disponíveis incluem HPV (para jovens de 9 a 19), além de Tríplice Viral, Covid-19 e Influenza, entre outras. 

Os amantes de arquitetura e história, por sua vez, podem conferir, a partir das 12h15, no Espaço Casa Cor, a apresentação do projeto Estação Memória Urbanística, que visa preservar e compartilhar a história do Desenvolvimento Urbano do Recife com a sociedade. O projeto prevê a criação do primeiro repositório digital da memória urbanística  da cidade, que será permanentemente atualizado com documentos, fotos, gravações de áudio e vídeos históricos. 

A moda e a criatividade não ficaram de fora do radar. Além do encontro “Moda e Costura Criativa”, que acontece na sexta no Centro de Produção dos Direitos das Mulheres Marta Almeida, que fica na rua do Bom Jesus e será o epicentro das ações voltadas ao público feminino da cidade, será anunciado o resultado do Desafio de Costura Criativa Inova na Moda, no qual dez participantes receberam capacitações prévias para a disputa, que prevê a reprodução de uma bolsa a partir de um molde desenhado exclusivamente pela designer de moda Gio Zirpoli.

Para quem não dispensa a vivência da cultura que pulsa nas ruas, a programação promete pelo menos seis atrações ao longo dos dias de evento. No Cais da Alfândega, a programação será embalada por Ave Sangria e Otto no dia 16 (quinta) e por Joyce Alane e Del Rey no dia 17 (sexta). Na rua do Bom Jesus, DJ Big comanda a 20ª edição da jornada de MCs entre os dias 14 e 18, enquanto no sábado (18), o Pagode do Didi se apresenta no Palco SESC, que estará ancorado na rua do Observatório. 

 

Confira alguns dos serviços e atrações municipais no Festival

Central de Operações do Recife (COP) - Os serviços municipais relativos ao Rec´n´Play serão coordenados e monitorados pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), por meio do Centro de Operações do Recife (COP), seguindo o formato aplicado com sucesso em grandes eventos como o Réveillon e o Carnaval. A equipe do COP vai acompanhar o evento numa sala de videomonitoramento, instalada próximo à Praça do Arsenal, para garantir que tudo funcione a contento durante os quatro dias do evento.

O Centro de Operações usará ferramentas como o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades verificadas durante o Rec´n´Play. Além do videomonitoramento, o COP participará do evento com duas ativações, sendo uma na Arena Game (dentro do Armazém 14) e outra na própria sala da Praça do Arsenal. Esses dois espaços vão promover a atuação do COP, tanto na quadra chuvosa quanto nos grandes eventos e na rotina da cidade, como um órgão que integra tecnologia, monitoramento e respostas operacionais coordenadas com diversos órgãos municipais, estaduais e da esfera federal.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atuará com um total de 320 agentes e 120 orientadores para garantir a mobilidade. A Guarda Municipal Municipal do Recife (GCMR) terá 377 lançamentos, 189 câmeras e um ônibus de videomonitoramento. O comércio informal será fiscalizado pela Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), com 12 barreiras e 70 fiscais. Já a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) atuará com 110 garis, 20 fiscais, 250 tonéis, 2 caminhões compactadores e 1 carro pipa no Bairro do Recife.

CULTURA 

Para embalar os debates do futuro sobre tecnologia, inovação e criatividade com os acordes ancestrais que se encontram na cidade chancelada como criativa e musical até pela Unesco, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, realizará mais uma edição do Palco Recife Cidade da Música, entre os próximos dias 16 e 17, durante o Rec’n’Play.

Além de montar o palco, que este ano ficará no Cais da Alfândega, em função da requalificação em curso na Praça do Arsenal, com estrutura de 14 x 12 metros, o poder público municipal garantirá quatro atrações para embalar a programação do evento, que encherá de futuro as ruas do bairro histórico.

No dia 16, a banda Ave Sangria e o cantor Otto apresentarão, às 20h20 e 22h, respectivamente, seus repertórios de clássicos de todos os tempos da música autoral e alternativa pernambucana. No dia 17, subirão ao palco Recife Cidade da Música outras duas atrações de peso, contratadas pela Prefeitura do Recife: a banda Del Rey, cujo repertório é todo dedicado aos clássicos de uma das maiores patentes da música brasileira, Roberto Carlos, além de Joyce Alane, cantora e compositora recifense indicada ao Grammy Latino de 2025. Os shows da sexta-feira começam às 19h.

A música também está garantida na Rua do Bom Jesus, que receberá a 20ª edição da Jornada de MC’s, a 6ª realizada dentro da programação do Rec’n’Play, com apoio da Prefeitura do Recife. Assegurando voz e vez às periferias recifenses, onde toda música começa, o palco, capitaneado pelo DJ Big, receberá vários coletivos, entre os dias 15 e 18 de outubro, a partir das 14h, unindo a força das batalhas de rima, breaking, DJs e MCs, sempre em diálogo com a cultura popular. 

A Jornada de MC’s, que contará ainda com mesas e debates, recebe BNegão (rapper, cantor, compositor e tocador de som), Nega Gizza (rapper, comunicadora, ativista social e co-fundadora da Cufa), pastor Henrique Vieira (teólogo, sociólogo, historiador, escritor e deputado federal) e Dj Nino Leal (produtor musical e educador da cena hip hop e eletrônica no Brasil), que são do Rio de Janeiro; Rosângela Hilário (professora, pesquisadora e pós-doutora em Educação), de São Paulo; e B-Boy Pelezinho (embaixador da Red Bull BC One Brasil e do The Notorious IBE), do interior de São Paulo. Entre os artistas locais, participarão da programação musical: Okado do Canal, Leo Custom Art, Felipe Araújo, Márcio Felipe, Zé Brow e Tiger.

 

URB

Como parte da programação do REC'n'Play, amanhã (15), às 12h15, Espaço Casa Cor, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) apresentará o projeto Estação da Memória Urbanística, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Pernambuco. Esse projeto tem como principal objetivo preservar e compartilhar a história do desenvolvimento urbano do Recife com toda a sociedade. No centro dessa iniciativa está a criação do primeiro repositório digital da memória urbanística da cidade, que será continuamente atualizado. Além de oferecer um acesso fácil e amplo a esses conteúdos, o projeto também engloba estudos e planejamentos voltados para o futuro crescimento urbanístico do Recife, proporcionando uma ferramenta de aprendizado e inspiração para novas transformações urbanas.

 

MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Meio Ambiente do Recife (SMA) participa do Rec’n’Play 2025 com duas ações que unem ciência, inovação e engajamento social em torno da sustentabilidade urbana. As atividades reforçam o compromisso da Prefeitura do Recife com o cumprimento dos Pilares Fundamentais da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando o papel da cidade na construção de soluções ambientais inovadoras.

No dia 16 de outubro, das 10h às 12h, a Secretaria realiza a Exposição “Recife das Águas”, no Espaço Conecta (Av. Rio Branco). A demonstração convida o público a mergulhar no universo da Política de Sustentabilidade Hídrica da cidade, dos corpos d’água e do Manguezal do Recife, com exibição de vídeos, demonstração de mudas de espécies de mangue e a participação dos pescadores da comunidade de pesca artesanal da Ilha de Deus, que compartilham suas experiências com o plantio do projeto Viva o Mangue. A equipe técnica da SMA também participa apresentando detalhes do vídeo e promovendo a distribuição de materiais educativos sobre conservação ambiental do Recife.

Já no dia 17 de outubro, às 16h45, a Secretaria promove a mesa redonda “Recife Sustentável: Transformação Ambiental do Futuro”, na Cesar School (sala 101, Av. Cais do Apolo, 77). O secretário Oscar Barreto e a equipe técnica da pasta vão debater as principais políticas e programas ambientais que vêm transformando o Recife: como a de Sustentabilidade Hídrica, o Recife das Águas, o Viva o Mangue, o Centro de Educação Ambiental, os Econúcleos, a Arborização Urbana com o Via Jardim e os projetos de plantio, todos alinhados à Agenda 2030 e aos ODS.

AGRICULTURA URBANA 

A Secretaria Executiva de Agricultura Urbana participará do REC’n’Play 2025 com a apresentação do projeto Flor da Cidade, uma nova plataforma da secretaria dedicada à agricultura urbana de base agroecológica no Recife. Desenvolvida em parceria com estudantes da Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU), a iniciativa reunirá serviços, cursos e conteúdos voltados para o cultivo de um futuro mais verde e sustentável.

A atividade será realizada nesta quinta-feira (16), das 16h15 às 17h, na Sala 1 da UNIAESO (Rua do Bom Jesus, nº 137), e contará com a participação da gestora de Agricultura Urbana, Caroline Correia, do analista de Informática e Negócios, Nilo Rocha, do estudante de Ciências do Consumo, Alysson Nunes, do professor Adilson Silva, e dos alunos de Engenharia da Computação da UNINASSAU, Pedro Cavalcante e Arthur Lucas dos Santos.

 

PROCON RECIFE 

No dia 15/10, o PROCON Recife integra a programação do REC’n’Play com a palestra “Empreenda com Proteção”, ministrada por Cristiane Moneta, Secretária de Defesa do Consumidor. Além da dirigente do órgão, a mesa também contará com Avani Santana, Gerente Geral da Secretaria da Mulher do Recife, com o tema “Desafios de Empreender com Segurança” e Isabella de Roldão, Secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife.

 

SAÚDE 

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, durante o Rec N Play, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau),  oferece uma experiência inovadora de vacinação com óculos de realidade virtual. A ação foi especialmente desenvolvida para tornar a vacinação mais humanizada e acolhedora: enquanto recebem a aplicação, os participantes assistem a um vídeo imersivo que incentiva a prevenção e reforça a importância dos cuidados com a saúde. As vacinas disponíveis incluem HPV (para jovens de 9 a 19 anos), ACWY, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Rotavírus, Pneumocócica, Covid e Influenza. A iniciativa é voltada para crianças, adolescentes e jovens, com acesso livre, e integra as atividades do evento, promovendo educação em saúde de forma divertida e interativa.

Além disso, a Sesau vai marcar presença em uma série de painéis, discutindo os desafios e soluções para a saúde pública na cidade, bem como apresentar experiências e inovações implantadas pela Prefeitura do Recife para ampliar o atendimento e a cobertura para a população. Dentre as temáticas, estão a discussão em torno da teleconsulta, a caderneta da criança, a participação feminina na transformação digital do SUS, dentre outras.

 

Serviço:

Dias 15 e 16/10 – no stand da PCR, localizado na Av. Rio Branco

Público-alvo: adolescentes e jovens

Vacinas disponíveis: HPV, meningite, sarampo, caxumba, rubéola e outras do calendário vacinal.

Dia 18/10 – na Praça do Arsenal

Público-alvo: crianças e adolescentes

Disponíveis todas as vacinas de rotina para atualização da caderneta vacinal.

 

Fim das filas do SUS? Como a teleconsulta conecta especialistas ao cidadão

O recente Programa Agora tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal, tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde - SUS. Além de outras ações, incorpora a telessaúde como uma das estratégias para promover um atendimento mais ágil e eficiente para a população. Essa mesa redonda, propõe-se a debater o desafio da implementação das teleconsultas especializadas no SUS, a lógica que orienta e organiza estes serviços na Rede de Atenção à Saúde, as estratégias utilizadas e seus resultados até então, a partir da perspectiva do Ministério da Saúde, dos municípios e de empresas do ecossistema de inovação.

Serviço

Local: Cesar School - Sala 205 (Av. Cais do Apolo, 77)

Data: 15/10

Horário: 15h55

Gustavo Godoy -  Gerente geral de Saúde Digital - Secretaria de Saúde/Prefeitura do Recife

Tassia Carneiro - Gerente de Telessaúde Saúde Digital - Secretaria de Saúde/Prefeitura do Recife

 

Caderneta da Criança do Recife: o berço da inovação

A mesa-redonda apresenta a Caderneta da Criança do Recife, ferramenta pioneira que integra dados, serviços e informações sobre o cuidado com a criança desde a gestação até os 10 anos. A proposta busca aproximar famílias, profissionais e gestores, oferecendo uma visão inovadora, integrada e intersetorial para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. O encontro contará com as participações de Luciana Lima, Secretária Executiva da Primeira Infância, e Lélia Moraes, Coordenadora da Politica Municipal de Saúde da Criança, que trarão reflexões sobre o processo de criação, os impactos já alcançados e as perspectivas futuras dessa inovação digital que coloca Recife como referência nacional.

 

Serviço:

Local: Laboratório de formação da primeira infância itinerante

Data: 15/10

Horário: 15h

Lelia Moreira -  Coordenadora da Politica Municipal de saúde da criança de Recife

 

Roda de Conversa - Do posto de saúde ao código: quando a tecnologia escura a realidade do SUS

A integração entre profissionais da saúde e da tecnologia pode gerar sistemas mais eficientes, funcionais e centrados no paciente, valorizando a escuta ativa de quem está na linha de frente. Por meio do trabalho colaborativo e da junção de saberes, é possível construir soluções que refletem as reais necessidades do cotidiano das unidades de saúde públicas do Recife. O resultado é um retrato fiel da realidade, capaz de embasar decisões mais humanas, assertivas e transformadoras, sempre com foco em quem realmente importa — as pessoas.

 

Serviço

Local: Livraria Jaqueira - Galeria (Rua Madre de Deus, 110)

Data: 16/10

Horário: 15h45

Maria Heloisa -  Apoio ao Território - Prefeitura do Recife/SESAU

Juliana Martins - Secretária executiva de Atenção Básica - Secretaria de Saúde/Prefeitura do Recife

Anderson Lopes - Analista de sistemas/Unidade de Sistemas USIN - Secretaria de Saúde/Prefeitura do Recife

Cristiane Gomes -  Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação - Secretaria de Saúde/Prefeitura do Recife

 

Elas codam a saúde: lideranças femininas na transformação digital do SUS

Promover um espaço de escuta, troca e inspiração entre mulheres que atuam na interseção entre saúde e tecnologia — como analistas de negócio, profissionais assistenciais, desenvolvedoras e gestoras. O foco é refletir sobre os desafios enfrentados, celebrar conquistas e projetar caminhos para um futuro mais equitativo, inovador e humanizado na saúde digital.

Serviço:

Local: Livraria Jaqueira - Galeria (Rua Madre de Deus, 110)

Data: 17/10

Horário: 14h45

Elisângela Silva -  Coordenadora da Unidade de Teleassistência ao profissional (UTP) - Gerência de Telessaúde - Secretaria de Saúde/Prefeitura do Recife

UX/UI no SUS: a experiência do usuário que salva cliques (e vidas)

Refletir sobre como a experiência do usuário (UX) e o design de interface (UI) dos sistemas de informação em saúde influenciam diretamente na aceitação, na usabilidade e no engajamento dos profissionais da saúde. O debate busca aproximar desenvolvedores, designers, analistas de negócio e usuários finais para pensar soluções mais intuitivas, eficazes e centradas em quem usa.

Serviço:

Local: T.I Saúde (Rua Mariz e Barros, 311)

Data: 17h10

Horário: 16h30

Aline Pereira - Analista de sistemas/Unidade de Sistemas USIN - Secretaria de Saúde/Prefeitura do Recife

Diego Feitosa -  Coordenador em Saúde Digital Distrital - DS VII - Secretaria de Saúde/Prefeitura do Recife

Lucas Lopes - Engenheiro de Produção - Assessor técnico de Monitoramento - Secretaria de Saúde/Prefeitura do Recife

TRABALHO E EMPREENDEDORISMO - ARTESANATO E GASTRONOMIA

Entre a rua do Bom Jesus e Avenida Barbosa Lima Sobrinho, quarenta artesãs e artesãos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato, o Prodarte, vão atuar no Rec'n'play. São empreendedoras e aos empreendedores da capital pernambucana cadastrados no programa, pertencente ao escopo da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP), que estarão comercializando o melhor do artesanato e da gastronomia local para visitantes e participantes do festival.

RECENTRO / SECRETARIA DE TURISMO 

O Gabinete do Centro em conjunto com a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife integra a programação do festival REC'n'Play com ações que ocorrerão em diversos locais do Bairro com palestras, oficinas, feira, apresentações culturais e programação infantil.

Balão interativo 

Data:  15, 16 e 17 de outubro (quarta, quinta e sexta) 

Local: Rua dos Amores, trecho da Av. Barbosa Lima

Horário: 10h às 19h

O óculos de Realidade Virtual pode proporcionar uma verdadeira imersão aos que participam de atividades com o equipamento. Na ativação em questão, os participantes deverão sentir uma imersão pelo Centro do Recife através da simulação de uma viagem de balão, com duração de até 1 minuto e meio. A atividade ocorrerá entre os dias 15 e 17 de outubro, na Rua dos Amores.

Feira Criativa Bora Bora

Data: 16 a 18 de outubro (quinta, sexta e sábado)

Local: Rua dos Amores

Horário: Das 13h às 19h (quinta e sexta) e no sábado 10h às 19h

A Feira Criativa Bora Bora é um ecossistema, idealizado por  Luciana Ourique, que une mais de 40 empreendedores com produtos produzidos artesanalmente. A feira realizará um grande encontro na Rua dos Amores. O encontro oferece peças únicas entre moda, artesanato, cosméticos, gastronomia e jardinagem. 

Cat Praça do Arsenal 

Data: 15 a 18 de outubro (quarta a sábado)

Local: Praça do Arsenal

Horário: Das 10h às 19h 

O Centro de Atendimento ao Turista oferece dicas, agenda cultural, mapas e passeios pela cidade. 

Pagode do Didi 

Data: 18 de outubro (sábado)

Local:  Palco SESC - Rua do Observatório 

Horário: 19h às 22h

Reconhecendo a grandiosidade do Pagode do Didi e sua importância na formação da cultura do Recife, o Recentro traz para o Rec’n’Play, no Palco SESC, a atração que mais pulsa nas sextas-feiras no centro do Recife. Nascido no bar do Didi e fundado por Valdemir de Souza Ferreira, o PAGODE DO DIDI é atração permanente e marcante do Bairro de Santo Antônio desde 1981, o qual manifesta a cultura negra através do samba pernambucano. Conhecido por seu samba raiz, por seu grande público fiel e por sempre atrair novas gerações, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2010 e foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Recife em 2024. Além disso, nesta edição contaremos com a participação especial da drag queen Jurema Fox, que é atriz, repórter, apresentadora e cantora de Pagode e representa a pluralidade artística da cena pernambucana. Vem dançar com a gente!

Banho de Mangueira 

Data: 18 de outubro 

Local: Marco Zero

Horário: 12h às 13h

No último dia de Rec’n’Play, o Marco Zero será palco de muita diversão para todos os públicos, inclusive o infantil. Para além de outras atividades, o banho de mangueira estará com tudo para aliviar o calor da criançada, trazendo música infantil e muita alegria. A ação fará parte da concentração do Bloco Mundo Bita, que sairá do Marco Zero e fará um arrastão pelas ruas do Centro do Recife.

 

Mesa Redonda - Cidade Em Movimento Transformação Territorial com: João Paulo; Bárbara Cabral; Thiago Lucena; Carolina Boxwell

Data: 17 de outubro 

Local: Casa Zero

Horário: 14h

A mesa redonda Cidade em Movimento: Transformação Territorial ocorrerá no dia 17 de outubro, contando com representações da Casa Zero, Inovacentro e Iron House, além da participação do secretário executivo do Gabinete do Centro do Recife, João Paulo.

Arte Urbana

Data: 16 de outubro 

Local: Edf. Niágara 

Horário: 9h

O projeto Mega Murais foi criado em 2023, com o intuito de valorizar artistas locais e trazer mais arte para diversos espaços da cidade do Recife. Durante o evento Rec’n’Play, será iniciado uma pintura de um mega mural no Edifício Niágara, no dia 16 de outubro. A arte feita em parceria com Lia e Manoel Quitério, homenageará a figura de Naná Vasconcelos, percussionista pernambucano, nascido no Recife, reconhecido e premiado internacionalmente.

 

Passeio Cinematográfico – A Cidade No Cinema De Kleber Mendonça

Roteiro híbrido (de ônibus e a pé) inspirado na filmografia de Kleber Mendonça Filho, em parceria com a startup ROTEO e a EMBRATUR. O passeio percorre locais que marcaram sua trajetória e serviram de cenário para filmes como Recife Frio, Aquarius, Retratos Fantasmas e O Agente Secreto.

Horários

15/10 (quarta-feira), às 14h – Saída Rua do Observatório. 30 vagas disponíveis. Acesso via inscrição e por ordem de chegada.

16/10 (quinta-feira), às 15h – Saída Rua do Observatório. 45 vagas disponíveis. Acesso via inscrição e por ordem de chegada.

Saída: Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – Rua do Bom Jesus

Inscrições 

Dia 15  https://www.sympla.com.br/evento/a-cidade-no-cinema-de-kleber-mendonca-filho-recnplay-dia-15-10-2025/3160387

Dia 16  https://www.sympla.com.br/evento/a-cidade-no-cinema-de-kleber-mendonca-filho-recnplay-dia-16-10-2025/3160408

 

Placas Afetivas -  Roteiro Cinemas De Rua

O projeto Lugares Afetivos, inaugurado em 2024, marca a valorização da importância histórica de estabelecimentos diversos, reconhecendo-os enquanto verdadeiros símbolos do território do Centro da Cidade do Recife. Nesta edição, teremos um signo especial: os cinemas de rua do Recife. Neste sentido, durante o evento Rec’n’Play, serão alocadas 12 placas dos lugares afetivos, promovendo espaços emblemáticos e repletos de História. As placas afetivas com o tema Rotas de Cinemas serão construídas em parceria com o Roteo e Cine Rua PE. Lista de Rota dos Cinemas do Centro:

Cinemas Ritz e Astor

Cinema Boa Vista

Cine Teatro do Parque

Cinema Veneza

Cinema São Luiz

Cinema Trianon

Cinema Art Palácio

Cinema Royal

Cinema Moderno

Cinema AIP

Cine Glória

Cine Pathé

O evento de inauguração das placas ocorrerá no dia 18 de outubro de 2025, pela manhã, e deve contar com a presença da produtora cinematográfica francesa Emilie Lesclaux, que atuou em produções do cineasta Kleber Mendonça Filho, famosas por valorizar a história e a cultura dos cinemas de rua do Recife, bem como à toda a cultura popular recifense. O roteiro será guiado pela La Ursa Tours, agência conhecida pelo turismo criativo e roteiros fora do convencional. Os locais presentes no roteiro serão:

Cine Teatro do Parque

Cinema São Luiz

Cinema Trianon

Cine Art Palácio

Cinema AIP

 

Pavilhão Francês

Data:  15, 16, 17 e 18 de outubro (Quarta, quinta, sexta e sábado) 

Local: Pátio de São Pedro

Horário: 9h às 23h

Como resultado da parceria estabelecida entre o convênio de cooperação entre as cidades irmãs - Recife e Nantes - foi elaborado o projeto “pavilhão Francês” que consiste em uma estrutura em andaime no qual haverá a troca cultural entre as cidades com uma programação específica para o festival e fazendo parte também da sua programação

 

MULHER 

O Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, equipamento da Secretaria da Mulher do Recife, promoverá o "Espaço Conecta Elas'', um grande hub de inovação e oportunidades, durante o festival Rec’n’Play, entre os próximos dias 15 e 17 de outubro. O local foi pensado para criar conexões entre mulheres, através de práticas coletivas e de diálogos que serão realizados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife (SDEC) e o Fórum Nordeste de Economia Circular. Haverá cinco atividades gratuitas e abertas ao público, além das oficinas com inscrição prévia, e da feira de mulheres empreendedoras.

Na quarta-feira (15), às 14h, o Espaço Conecta Elas vai dar lugar a um bate-papo sobre os desafios de empreender com segurança. Quem vai participar da conversa é a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Isabella de Roldão, a secretária executiva de Defesa do Consumidor do Procon Recife, Cristiane Moneta, e a gerente geral de Desenvolvimento Sustentável e Inovação para Igualdade de Gênero do Recife, Ana Magalhães. 

Na quinta-feira (16), a programação contará com o bate-papo “Conexões que Inspiram: Moda, Criatividade e Desenvolvimento”, às 14h. A conversa reunirá Cris Vital, produtora do desfile do Inova na Moda; Giovanna Zirpoli, influencer e designer de moda; Natalia Ester, idealizadora do Urd Ateliê; e Magna Coeli, fundadora da Refazenda. A mediadora será Laura Ayres, instrutora de moda e costura do Centro Marta Almeida. O encontro vai abordar experiências e caminhos possíveis para transformar a moda em ferramenta de impacto cultural e econômico.

No mesmo dia, às 15h15, acontece o desfile “Inova na Moda Recife”, com peças produzidas pelas costureiras selecionadas no Desafio de Costura Criativa Inova na Moda. A apresentação terá início no Centro Marta Almeida e seguirá em percurso até o Espaço Conecta Recife, na Avenida Rio Branco, destacando o protagonismo das mulheres na moda autoral e sustentável. Dez costureiras participam da votação pública das peças produzidas e o primeiro lugar levará para casa uma máquina de costura profissional. 

Na sexta-feira (17), às 10h15, será realizada a roda de conversa “Mulheres em Movimento: Práticas e Impactos nas Novas Economias”. A iniciativa contará com a participação de Priscilla Arantes (Instituto Afroella), Natalia Ester (Fashion Revolution), Avani Santana (Secretaria da Mulher do Recife), Leonice Rainha da Sucata (Instituto Lixo Zero Brasil), Ana Maria Kairi (liderança indígena e escritora) e Joana Menezes, promovendo um debate sobre inovação, sustentabilidade e protagonismo feminino nas novas economias.

Por fim, às 14h, haverá um encontro com o tema “Moda e Costura Criativa: fortalecendo a geração de renda e o empoderamento das mulheres”, com as idealizadoras e realizadoras do Desafio de Costura Criativa Inova na Moda: Alessandra Vieira, secretária executiva de projetos estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife; Laleska dos Santos, Gerente de Promoção e Fortalecimento Sociopolítico e Econômico da Secretaria da Mulher do Recife; Laura Ayres, professora e mentora de moda e upcycling; e Giovanna Zirpoli, designer responsável pelo modelo da bolsa do Desafio de Costura Criativa Inova na Moda. Durante o encontro, será anunciado o resultado do desafio e realizada a entrega da premiação, que consiste em uma máquina de costura industrial. 

Oficinas - o Espaço Conecta Elas também oferecerá duas atividades gratuitas cujas inscrições foram encerradas na segunda (13): a aula-show “Semeando Novos Horizontes”, com o chef Demetrius, e uma oficina sobre ferramentas de inteligência artificial com a instrutora Nanda Valentte, cada uma com 25 vagas. Podem participar mulheres a partir de 16 anos que residam no Recife, mediante inscrição pelo site recnplay.pe e preenchimento de formulário disponível no Instagram @secmulherrecife.

Feira - Durante o festival Rec'n'Play, a Secretaria da Mulher promoverá uma feira  de mulheres empreendedoras atendidas por seus projetos. A iniciativa ocorrerá de 15 a 18 de outubro, das 11h às 20h, na calçada da Rua Domingos José Martins, próximo à Rua Barbosa Lima.

Ao todo, 30 empreendedoras dos projetos Rede de Artesãs, Tá Com Elas e alunas do Centro Marta Almeida participarão da feira, revezando-se nos dias do evento. Serão expostos produtos de artesanato, moda, gastronomia, beleza, bem-estar e sustentabilidade.

 

GABINETE DE INOVAÇÃO URBANA

Durante o Festival REC’n’Play, o Gabinete de Inovação Urbana (GIURB) realizará uma programação intensa e colaborativa no Pavilhão de Inovação, localizado na Rua Bom Jesus, em frente ao número 212. Com oficinas, mesas redondas e atividades lúdicas, o espaço se transforma em um laboratório vivo de experimentações urbanas, onde arte, tecnologia e participação cidadã se encontrarão para pensar novas formas de viver e ocupar a cidade. Além das atividades no Pavilhão de Inovação, o GIUR promoverá uma Feira de Arte Urbana, na Rua da Alfândega, 35, e um tabuleiro gigante de Dama no Marco Zero, ambos com programação distribuída entre os dias 15 e 18 de outubro.

A programação tem início na quarta-feira (15), com atividades contínuas de visita guiada e interação com jogos. À tarde, das 13h às 17h, acontece a oficina de montagem da coberta de tecido plástico, com participação de integrantes do GIURB e da UFPE, propondo uma reflexão prática sobre estruturas urbanas flexíveis e sustentáveis. Na quinta-feira (16), além da visita guiada pelo pavilhão, com exposição dos programas do Gabinete, o público poderá acompanhar mesas redondas. A sexta-feira (17) será marcada por atividades voltadas à infância, ao urbanismo inclusivo e à sustentabilidade. Encerrando a programação no sábado (18), o GIURB promove mais uma rodada de visita guiada e a mesa “Design e Sustentabilidade” 

 

Serviço – Programação do Gabinete de Inovação Urbana no REC’n’Play

 

Pavilhão de Inovação

Local: Rua Bom Jesus, em frente ao número 212

 

Quarta-feira, 15

 - 13h às 17h: Oficina de Montagem da Coberta de Tecido Plástico

 

Quinta-feira, 16

  - 10h às 12h: Mesa redonda – Upcycling e Fabricação Digital

  - 14h às 15h30: Mesa redonda – Bamdu + Casa de Sal: Território de Possibilidades

  

Sexta-feira, 17

  - 10h às 12h: Oficina – “O Encantamento do Frevo” | Semana Mundial do Brincar

 - 13h às 14h30: Mesa – Caminhos Seguros: Urbanismo, Gênero e Cidades para Mulheres

  - 14h30 às 16h: Oficina e Exposição – Cartas Para um Mundo Sustentável

  

Sábado, 18

 - 10h às 12h: Mesa – Design e Sustentabilidade: Economia Circular nos Projetos

  

Feira de Arte Urbana

Local: Rua da Alfândega, 35

- Quarta-feira, 15: 14h às 18h

- Quinta-feira, 16, e sexta-feira, 18: 10h às 18h

- Sexta-feira, 17 : 10h às 18h

 

Jogo de Dama

Local: Marco Zero

- 15, 16 e 17: 15h às 16h30

- 18 : 10h às 12h

ASSUNTOS: