Workshops, palestras, desfile de moda e desafios estão na programação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Rec’n’Play 2025
Com uma programação diversa, a Prefeitura do Recife reforça suas ações na área da micro e macro economia a partir de programas e iniciativas, como o Recife Film Commission e as relações internacionais estreitadas com a Câmara de Comércio Árabe.
Economia criativa, inovação, sustentabilidade, empreendedorismo, negócios e tecnologia. Tudo isso vem na programação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para mais uma edição do Rec’n’Play. Ao todo serão 13 atividades gratuitas e abertas ao público em geral. Marcam presença na programação a Recife Film Commission, o Inova na Moda, o Recife Criativo de Gastronomia, o Salto Tecnológico junto com a plataforma digital Gestor Recife e painéis com empresas de tecnologia e startups de diversos segmentos. O Rec’n’Play é traz mais de 600 atividades gratuitas, incluindo palestras, workshops, Arena Gamer, shows e experiências imersivas, que acontecem de 15 a 18/10, no Bairro do Recife, e é realizado pelo Porto Digital, Ampla e Sebrae.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) estará presente em diversos locais espalhados pelo bairro que é sinônimo de tecnologia. “Chegamos a esta edição do Rec’n’Play com força total. A secretaria vem com todo o time e com ações que vão desde painéis a ativações em todo o Bairro do Recife para lembrar, discutir e fomentar ativos de extrema relevância para a economia da cidade”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Andrade Lima.
O Programa Recife Film Commission (RFC) chega com o painel “Luz, Câmera e Desenvolvimento: A Força do Audiovisual no Recife”. Participam do painel Chaps Melo, produtor da Mr Plot/Mundo Bita; o ator, produtor cultural e diretor Aramis Trindade; Roberto Gevaerd, diretor de Inovação da Embratur; Lírio Ferreira, diretor de cinema; e Alfredo Bertini, produtor e criador do Cine-PE. O bate-papo com essa turma será na sexta-feira (17/10) às 14h, no Cinema do Porto Digital.
O filme “O Agente Secreto” ganha uma ativação no bairro para fortalecer a identidade recifense e o turismo cinematográfico através de uma Rota de Cinema especial, a ser realizada em parceria com a startup ROTEO, Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e EMBRATUR, nos dias 15/10, às 14h00 (30 vagas disponíveis) e 16/10, às 15h00 (45 vagas disponíveis) com inscrições pelo Rec’n’Play, para o público geral.
Seguindo as atividades do programa, a partir do dia 13/10, teremos o lançamento da intervenção urbana instagramável no Marco Zero do Recife, denominada a “Perna Cabeluda” com cerca de 8 metros de altura que integra as ações do lançamento do filme “Recife Assombrado 2” da Produtora local “Viu Cine”, e que tem como objetivo valorizar o imaginário popular, o patrimônio cultural e a identidade simbólica da cidade. A escolha dessa obra emblemática busca ressignificar o espaço público como palco de experiências criativas, turísticas e afetivas, reforçando a vocação do Recife como cidade do audiovisual, da arte e das histórias fantásticas.
E finalizando o grupo de atividades preparadas pelo programa Recife Film Commission, será realizado um concurso de produção de curta-metragens com alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com o tema “Rec’n’Play, Cinema e Turismo como Vetores do Desenvolvimento Econômico Local”, a iniciativa estimula a reflexão sobre como a tecnologia, o audiovisual e o turismo podem atuar de forma integrada na valorização da cultura, na inovação e no fortalecimento econômico do Recife. Os três melhores trabalhos serão premiados com certificados de reconhecimento com publicação dos trabalhos vencedores no site do programa (www.recifefilmcommission.pe.gov.br), no dia 23/10. Além disso, os curtas-metragens serão exibidos em futuros eventos promovidos pelo Film Commission.
O Inova Negócios, imersão digital para micro e pequenos empreendedores, ganhou uma nova edição e aporta no Rec’n’Play com o tema moda criativa. Para esta edição do Inova, dez costureiras disputam o prêmio de uma máquina de costura profissional dentro de um desafio: a reprodução de uma bolsa a partir de um molde desenhado exclusivamente pela designer de moda Gio Zirpoli. A preparação começou ainda em setembro com palestras e oficinas. Cada uma das peças produzidas nesse período traz a identidade delas e os conceitos trabalhados em sala de aula que foram ministrados pelas professoras do Centro de Promoção aos Direitos da Mulher Marta Almeida, espaço coordenado pela Secretaria da Mulher do Recife. A votação começou no último dia 09 de outubro e segue até a quinta-feira (16.10) pelo site: http://inovanamoda.recife.pe.gov.br/.
O resultado do desafio criativo será anunciado na sexta-feira (17/10). Faz parte dessa rodada de atividades um desfile com produção autoral das dez costureiras que estão no desafio, além de palestras e rodas de conversa sobre a participação da mulher no ramo do empreendedorismo nos dias 16 e 17/10. Tudo isso irá acontecer no Centro Marta Almeida, na rua do Bom Jesus. Para além das bolsas que ficarão no site para votação pública, as participantes ainda preparam para o dia 16/10 um desfile de produções que também foram frutos da imersão do Inova Negócios na Moda. O desfile sai do Centro Marta Almeida, na rua do Bom Jesus, às 15h, e segue em direção ao estande do Conecta Recife, na Avenida Rio Branco.
‘Arte para games: primeiros passos’ é o tema do workshop oferecido pela SDEC em parceria com a RockSalt Interactive. A atividade proposta é que os participantes façam uma imersão no universo da arte para jogos digitais, com foco nas etapas iniciais para quem deseja ingressar na área como artista 2D ou 3D. O workshop também abordará dicas valiosas sobre como construir um portfólio atrativo, onde buscar referências, como se preparar para o mercado de trabalho e quais são os caminhos possíveis para quem está começando, seja como freelancer, em estúdios independentes ou em grandes empresas do setor. A imersão em games será no Cesar School, sala 102 (Cais do Apolo, 77).
A grade de programação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico conta ainda com duas palestras. No dia 15/10 o assunto é meio ambiente e sustentabilidade com foco em biotecnologia. O tema da palestra é ‘Ciência criativa e sustentabilidade’ e o parceiro da secretaria nesta ação é a startup Biofábrica de Corais. O foco da discussão será a apresentação da trajetória da startup como referência nacional em soluções regenerativas para recifes tropicais. A palestra será realizada na TI Saúde (Rua Mariz e Barros, 311).
No dia seguinte (16.10) é a vez da palestra ‘Internacionalização de Startups para Países Árabes: Oportunidades e Caminhos com o CCAB Lab’, no Cesar School, próximo à Praça Tiradentes (Rua Biones, 220). Na pauta proposta é voltada para empreendedores, investidores e atores do ecossistema de inovação. A palestra terá como foco apresentar o cenário de transformação digital e as crescentes oportunidades de negócios entre o Brasil e os países árabes, destacando como o CCAB Lab, hub de inovação da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.