NOTÍCIAS

Cultura | 14.11.11 - 19h21

Entidades esportivas conhecem projetos que podem mudar a cara do esporte no Recife

Mais de 30 dirigentes se reuniram no edifício sede da Prefeitura

Por Pedro Oliveira

[caption id="attachment_9691" align="alignright" width="334" caption="Divulgação"][/caption]



Nesta segunda-feira (14), presidentes e diretores de federações, associações e ligas esportivas do Estado se reuniram na Prefeitura do Recife para uma conversa com o Secretário Especial de Juventude e Diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja. No encontro, que aconteceu na sala de reuniões do 4º andar, os participantes conheceram dois projetos de lei que irão beneficiar as entidades e atletas, dando um impulso ao desenvolvimento do esporte na capital pernambucana.

Um dos projetos, que ainda será avaliado pela câmara de vereadores, prevê o perdão das dívidas das entidades, relativas ao Imposto Sobre Serviços (ISS), junto ao município. Grande parte das federações e ligas tem estas dívidas, o que impossibilita o recebimento de qualquer verba pública e até mesmo privadas, em alguns casos. “Essa é uma iniciativa histórica. Uma situação ímpar em todo o país, porque irá desafogar as entidades, dando um novo fôlego para o crescimento do esporte no Recife e no Estado. Parabéns ao Prefeito João da Costa e sua equipe”, disse Warlindo Carneiro, presidente da Federação Pernambucana de Atletismo.

Também foi apresentado, para análise dos presentes, um outro projeto, denominado Atletas do Recife, que visa fornecer ajuda de custo para atletas jovens, fortalecendo o trabalho de base. “Com certeza irá alavancar o esporte aqui no Recife. Muito feliz a idéia de se criar uma bolsa que atinja a parcela de atletas não contempladas por outros projetos é espetacular. Espero que a Prefeitura possa preencher esta lacuna, apoiando os mais jovens”, elogiou Ricardo Serrano, presidente da Federação Pernambucana de Remo.

A reunião contou com a participação de dirigentes de 34 entidades esportivas que aprovaram as propostas e a iniciativa da PCR de escutá-los antes de enviar os projetos à câmara. “São duas propostas que irão integrar a politica publica ao desenvolvimento do esporte na cidade, para fazer com que o esporte no Recife tenha um pulo de desenvolvimento. Além de apoiar os mais jovens, os projetos podem tornar as entidades viáveis administrativamente, com capacidade de captar patrocínios públicos e privados”, afirmou Eduardo Granja.

ASSUNTOS: