NOTÍCIAS

| 14.11.11 - 10h58

Terça Negra é opção cultural no feriado da República

Para quem não viajou no feriado da Proclamação da República desta terça-feira (15), no Pátio de São Pedro, a partir das 20h, vai rolar muito som com shows musicais abertos ao público, na programação semanal do Projeto Terça Negra. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife e o Movimento Negro Unificado desde o ano de 2001 para dar visibilidade aos grupos culturais que divulgam e mantém as tradições africanas introduzidas no país pelos escravos.

A programação será aberta pelo MC Jove - mestre de cerimônias do hip hop, seguindo-se às apresentações do grupo de samba reggae Raízes de Quilombo, do Morro da Conceição; Baque Mulher, do Pina; encerrando com o Afoxé Oxum Ajagurá, de Dois Unidos. Como novembro é o Mês da Consciência Negra, haverá no local a entrega do Troféu Terça Negra às pessoas que lutam contra o racismo e todas as outras formas de preconceito contra os negros e os afro-descendentes.

Os dois homenageados da noite serão Miranete Arruda, médica sanitarista, e a yalorixá Maria da Quixaba, esta última patrona do Maracatu de Nação Encanto do Pina e do grupo Coco Mazuca da Quixaba, sediados no bairro do Pina. Em todas as edições neste mês de novembro, a Terça Negra lembrará o ativista do Movimento Negro, Abdias do Nascimento, que morreu em maio, aos 97 anos.

Ex-deputado, secretário estadual e senador, Abdias foi também pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta e ator. Sua defesa dos direitos humanos dos afro-descendentes lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2010. Em março deste ano, ele esteve entre as lideranças negras convidadas para o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Rio de Janeiro.

Foi de Abdias a sugestão de instituir, em São Paulo, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro desde 2006.

Serviço:
Terça Negra
Shows musicais de bandas e grupos culturais
Terça-Feira (15), às 20h, no Pátio de São Pedro
Aberto ao público
Núcleo da Cultura Afro Brasileira
3355-3101/3100