NOTÍCIAS

Cultura | 14.11.12 - 19h10

Estudantes do Recife participam do Dia da Criança Cidadã

Centro Paulo Freire abrigou cineminha, debates, oficinas de informática e de plantação de mudas

Por Marcos da Silva

[caption id="attachment_28357" align="alignleft" width="334"] Centro Paulo Freire abrigou cineminha, debates, oficinas de informática e de plantação de mudas. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

Na tarde desta quarta-feira (14), cem estudantes das escolas municipais da Iputinga e Monteiro Lobato - unidades da Rede Municipal de Ensino do Recife - localizadas, respectivamente, nos bairros da Iputinga e Peixinhos, reuniram-se no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, para participar da 3ª edição do Dia da Criança Cidadã.

“As crianças passam o ano inteiro discutindo em sala de aula, a cidadania; o respeito ao próximo e às diferenças; o papel dos políticos na sociedade. A ideia é formar cidadãos cada vez mais cedo. Na internet, o Portal da Transparência mostra como é utilizada a verba pública e quanto ganha um servidor. Para prevenir a corrupção, temos que estimular na sociedade prática da cidadania, o respeito ao outro, o zelo pelo que é certo, a autoestima”, destaca a analista de finanças e controle da CGU, Fernanda Calado.

Mistura de diversão e aprendizado, o Dia da Criança Cidadã é a culminância do projeto nacional Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!, idealizado pela Controladoria Geral da União (CGU), com a colaboração do Instituto Maurício de Sousa, em parceria com Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), representada no evento pelo programa Escola que Protege.

No laboratório de informática, os pequenos participaram de uma oficina de jogos virtuais sobre a temática do Dia da Criança Cidadã. No endereço www.portalzinho.cgu.gov.br/jogos há quatro opções de brincadeiras: o Capitão Cidadania, onde o jogador deve colocar o lixo nos lugares certos; o Jogo da Bike, onde ganha quem consegue se desviar dos buracos das ruas; De Olho na Merenda, onde o educando aprende sobre a qualidade dos alimentos servidos nas escolas e o Jogo do Detetive, que estimula o raciocínio lógico dos estudantes. Também é possível ler estorinhas e interagir com o portal.

“O portalzinho é ótimo e os alunos tem facilidade de entender. Com ele, as crianças botam em prática o que aprenderam sobre cidadania”, ressalta a pedagoga e formadora da Diretoria de Tecnologia e Cidadania (Dtec), Suely Bezerra.

Maria Carolina, 11 anos, que cursa o 5º ano, na Escola Monteiro Lobato, em Peixinhos, revelou: “Assisti vídeos sobre ética; os cuidados com o lixo, que não deve ser jogado no chão; a imoralidade de pegar no que é dos outros e a preservação do meio ambiente. Na sala de aula, lemos o livro da Turma da Mônica e debatemos sobre o respeito, a compreensão, a amizade, o bullying, a discriminação de pessoas”.

A coordenadora do programa Escola que Protege, da Secretaria de Educação, Karla Santos, avaliou assim as ações desta quarta-feira: “A parceria coma CGU foi um sucesso e deve ser ampliada para que o Dia da Criança Cidadã aconteça duas vezes ao ano”.

No Dia da Criança Cidadã houve ainda, oficinas de plantação de mudas sob a coordenação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vidas) e exposição de trabalhos do projeto Natureza é Arte, dos estudantes da Escola Antônio de Brito Alves, de Afogados.