Feira garante serviços gratuitos à população em situação de rua
A Prefeitura do Recife, em parceria com as secretarias estaduais de Defesa Social (SDS) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou na tarde desta quarta-feira (14), uma feira de serviços voltada para o atendimento de pessoas em situação de rua. As atividades se concentraram no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (CREAS POP), na Boa vista. A iniciativa teve como objetivo garantir serviços essenciais e cidadania para este público.
Durante a feira, foram servidos almoço e lanche a um público de aproximadamente 100 pessoas. Ao longo do atendimento, um dos serviços mais procurados foi a emissão de documentos, como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), título de eleitor, identidade (RG) e segunda/ terceira vias de Certidão de Nascimento. Ainda foram oferecidas orientações para aqueles que ainda não tinham retirado a a primeira via da identidade - documento oficial para retirar os demais. Além disso, profissionais da Secretaria de Assistência Social (SAS) promoveram o cadastramento no programa Bolsa Família.
De acordo com Vanessa Pessoa, representante da Diretoria de Proteção Especial de Média Complexidade da SAS, a feira teve uma novidade nesta edição. “Foi a primeira vez desde o começo, em abril, que eles tiveram um local que reuniu todos os serviços em um só lugar. Isso é bem interessante para que facilite a vida deles também”, ressaltou Pessoa.
Outros parceiros que colaboraram para o sucesso da iniciativa foram a Receita Federal e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A próxima edição da feira de serviços está agendada para o dia 22 deste mês, no Centro POP Neusa Gomes, no bairro de Torreão.