Aulão de ginástica, alimentação saudável e medição de glicose marcam ação do Dia Mundial do Diabetes
A aposentada Maria José da Silva, 69 anos, acordou mais cedo nesta quarta-feira. Morada de Casa Amarela, às 6h30 já estava no Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, na Avenida 17 de Agosto. “A causa é nobre. Temos que unir forças para alertar sobre essa doença grave, que é o diabetes”, diz Maria José, que participou das ações realizadas durante todo o dia no Ermírio de Moraes para marcar o Dia Mundial do Diabetes. O secretário de Saúde, Jailson Correia, a gerente-geral do Ermírio de Moraes, Lara Hazin, e o gerente-médico da unidade, Sílvio Paffer, participaram do evento, que contou com atividade física e café da manhã saudável, palestras, medição da glicose e dicas de alimentação.
A programação começou às 6h30 com um aulão da Academia da Cidade na área externa do centro médico, reunindo grupos de idosos de três polos. Após o exercício físico, os grupos foram tomar um café da manhã saudável, com pão integral, soja, frutas e sucos. “Já faço exercício físico todos os dias no polo da Academia da Cidade da Jaqueira. Agora tenho que adotar refeições mais saudáveis. Gostei da soja, nunca tinha provado”, comenta o aposentado José Feliciano Costa, 72 anos.
A gerente-geral do Ermírio de Moraes, Lara Hazin, explica a importância do evento. “Lembrar do diabetes , que é um problema de saúde pública em todo o mundo, é muito importante. É preciso orientar à população para que a doença seja controlada”, ressalta. O Centro Médico Ermírio de Moraes é referência na rede municipal no atendimento a pacientes que têm diabetes.
Pela manhã profissionais das unidades de saúde da família (médicos, enfermeiros e técnicos, agentes comunitários de saúde) participaram da palestra seguida de debate no auditório do Ermírio de Moraes sobre a desmitificação da insulina (responsável pela redução da glicose no sangue). À tarde, das 14h às 17h, o espaço será reservado para os profissionais da saúde bucal (odontólogos e auxiliares).