Escola Municipal do Sancho promove passeata ecológica
[caption id="attachment_40680" align="alignleft" width="680"] Cerca de 150 estudantes percorreram as ruas do bairro da Zona Oeste para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e manter o Recife limpo. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]
Disseminar o cuidado com o meio ambiente na comunidade levou cerca de 150 estudantes da Escola Municipal do Sancho a percorrer as ruas do bairro, na 10ª Passeata Ecológica da unidade de ensino. Realizado na manhã desta quinta (14), o evento teve como o tema “O reconhecimento do meio ambiente como elemento de construção da cidadania”, para conscientizar alunos e comunidade sobre ações simples e cotidianas que auxiliam na preservação da natureza.
Durante todo este ano, a passeata foi planejada pela equipe técnica da escola. O tema da sustentabilidade se fez presente entre os estudantes através de atividades de reciclagem e cidadania. Com orientação dos professores, as crianças reaproveitaram garrafas pet, papelão, tampinhas de refrigerante e caixas de leite para criar, com as próprias mãos, brinquedos como bonecas, jogos de damas e de xadrez.
Os trabalhos realizaram-se com o auxílio de pesquisas no laboratório de informática e na biblioteca, além da exibição de vídeos e documentários na sala de multimídia da unidade de ensino.
“A passeata faz parte da finalização de todo o trabalho. Hoje vejo que os alunos e a comunidade estão mais conscientes quanto à preservação do ambiente. Eles agora serão multiplicadores. Com essa medida, quem ganha é a cidade, que fica cada vez mais limpa e preservada”, relatou a diretora da Escola Municipal do Sancho, Roseane Costa.
O estudante Roberval Gomes, do 5º ano, contou que aprendeu muito durante a preparação da passeata. “Pesquisei em vários sites e pude ver que o primeiro passo é evitar jogar lixo no chão. Com isso, já posso ajudar meu bairro e minha cidade a ficarem limpos e bem preservados”, ensina.
Pais e amigos deram apoio e seguiram a passeata. “É muito bom ver meus filhos participando de atividades desse tipo. Com atitudes como essa, todos podemos cuidar melhor da cidade e do meio ambiente”, comentou Aparecida da Paz, mãe dos estudantes Josenildo e Layde Taís, do 5ª ano da Escola do Sancho.