PCR ultrapassa marca de 1.600 tablets entregues a estudantes
[caption id="attachment_40674" align="alignleft" width="680"] Programa de Tablets PCs chegou, nesta quinta (14), à Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no Pina, onde 361 alunos do 6º ao 9º ano receberam seus equipamentos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
A Prefeitura do Recife ultrapassou a marca de 1.600 Tablets PCs entregues aos estudantes da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (14), quando o prefeito Geraldo Julio anunciou a chegada de 361 equipamentos à Escola Oswaldo Lima Filho, no bairro do Pina. Até o fim deste ano, todos os 14 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental terão seus aparelhos para incrementar as aulas e também compartilhar com a família nos momentos de lazer. A próxima unidade a receber os tablets é a Escola Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões, na semana que vem.
Para a entrega dos tablets, os estudantes da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho organizaram uma gincana que definiria qual a equipe mais animada. As equipes vermelha, verde e amarela fizeram barulho para parabenizar os 23 colegas que representaram todas as turmas. Eles receberam os aparelhos das mãos do prefeito Geraldo Julio, do secretário de Educação, Valmar Corrêa, do secretário do Gabinete de Representação em Brasília, Lauro Gusmão, do vereador Eriberto Rafael e da diretora da unidade, Ana Lúcia do Rêgo Ferreira.
Com a Oswaldo Lima Filho, já são 1.648 os Tablets PCs que aportaram nas escolas municipais do Recife, como parte de um programa inédito na cidade. O prefeito chamou a atenção para o fato de que não se trata de um simples aparelho, mas de um salto na inclusão digital na educação do Recife. "Essa é uma janela para um mundo novo de oportunidades que as outras gerações não tiveram. Queremos que vocês possam escolher o curso superior que vão fazer, a profissão que quiserem para trabalhar e viver bem com suas famílias. O que a gente quer é que vocês tenham um belo futuro pela frente", destacou Geraldo Julio.
O secretário de Educação do Recife lembrou que os estudantes precisam zelar pelo tablet para aproveitar bem os 100 gigabytes de conteúdo pedagógico que o computador oferece. "Vocês vão poder levar para casa esse tablet, que servirá também para o uso de seus pais, mães, avós, irmãos. Por isso, precisam ter um carinho especial por esse equipamento. Que ele sirva de estímulo para uma maior interação com os professores e, consequentemente, para melhorar a aprendizagem", aconselhou Valmar Corrêa.
Raieny Acioli, do 7º ano, garantiu que vai cuidar bem do tablet. "Vai ser interessante ter aulas com ele, que com certeza vai me ajudar muito na escola", contou a estudante, de 13 anos. Com o computador de casa sem funcionar, ela pretende dividir o novo Tablet PC com toda a família quando não estiver em aula. Já Isaque Luiz de França, 14, também do 7º ano, vai aproveitar para estudar mais matemática. "É a matéria em que tenho mais dificuldade. Mas também vou brincar nas horas livres."
PROGRAMA - Adquiridos com investimento de R$ 11,6 milhão em recursos próprios da Prefeitura do Recife, os Tablets PCs fazem parte da nova política de tecnologias na educação do município. Os aparelhos primam pela versatilidade e funcionalidade, pois podem ser utilizados de duas maneiras: como netbooks (com o teclado integrado) e, dobrados, como tablets com tela sensível ao toque. Contam com conexão wi-fi, câmera reversível de 0,3 megapixels e caneta digital. Além disso, funcionam com sistema operacional Linux Educacional 5.0 e têm disco rígido com capacidade de 320 Gb.
O Programa de Tablets PCs da Prefeitura do Recife é destinado aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que estão matriculados nas 34 escolas municipais que oferecem essas turmas. Os pais ou responsáveis precisam ir à escola para assinar um termo de cessão de uso para que o estudante possa começar a utilizar o tablet. Ao terminar o 9º ano na rede municipal, o aluno não tiver mais de uma reprovação e cumprir a frequência, além de outros requisitos, poderá ficar definitivamente com o aparelho.