Prefeito: inclusão digital será o grande salto da educação pública
[caption id="attachment_40653" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio ministrou palestra sobre o tema nesta quinta (14), na Fliporto. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
[/caption]
O prefeito Geraldo Julio participou, nesta quinta-feira (14), da E-Porto Party, módulo de discussão sobre tecnologia e indústria criativa da Fliporto, que acontece de hoje até o próximo domingo, em Olinda. Em palestra ministrada no evento para alunos de escolas municipais, o prefeito afirmou que o grande salto que a educação pública dará no Recife será proporcionado pela inclusão digital, que vai beneficiar não apenas os estudantes, mas suas famílias.
“O Recife quer se destacar como uma cidade importante por sua economia criativa, com o Porto Digital e o polo de tecnologia que nós temos. Precisamos formar nossas crianças da rede pública para que no futuro elas possam aproveitar todas essas vagas de trabalho que surgem no Recife e na Região Metropolitana. Investiremos em inclusão digital e vamos incentivar o debate", destacou Geraldo Julio, que foi recebido pelo organizador da Fliporto, Antônio Campos.
A inclusão digital, segundo o prefeito do Recife, deve começar já na educação infantil, que tem crianças de 0 a 5 anos, e ir além do computador. “Temos a obrigação de oferecer o melhor em tecnologia educacional, com ferramentas que despertem a curiosidade e facilitem as descobertas. Por isso, esta gestão está realizando o maior investimento em tecnologia na educação e inclusão digital já feito no Município; aliando conteúdos inovadores a equipamentos de ponta. Mas devemos lembrar que o mais importante é o conteúdo que essas máquinas carregam”, pontuou Geraldo Julio.
A rede municipal já conta com 200 mesas digitais para estudantes da educação infantil em um projeto em fase de experimentação. São computadores com programas voltados para as crianças de até 5 anos conhecerem o mundo das letras e darem os primeiros passos na matemática de uma maneira lúdica e interativa. Já as crianças do 6º ao 9º ano estão recebendo Tablets PCs - o prefeito entregou hoje os equipamentos a alunos da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no Pina. A PCR investiu R$ 11,6 milhões na aquisição dos aparelhos, que têm 100 gigabytes de conteúdo pedagógico. Há desde os jogos de ortografia e vocabulário até programas para construir figuras geométricas em 3D, mapas interativos para estudar geografia e um planetário virtual.
“Nossa gestão inaugura uma nova maneira de ensinar e aprender nas escolas públicas do Recife; mais interativa. Entregaremos 14 mil tablets só em 2013. Mais dois mil serão entregues no ano que vem. Entendemos a importância dessa conectividade, pois o mundo globalizado precisa que as pessoas estejam integradas ao universo digital. Esta gestão acredita que, com trabalho planejado e investimentos aplicados com eficiência, a educação no Município será cada dia melhor, com mais qualidade para as crianças que construirão o Recife do futuro”, declarou Geraldo Julio.
WI-FI – As escolas municipais estão sendo preparadas para receber toda a tecnologia e proporcionar um melhor ambiente de estudos. Por isso, a Prefeitura está instalando wi-fi nas 34 escolas municipais que participam do programa de Tablets PCs. O sinal da internet poderá ser captado até mesmo pelas residências mais próximas, já que alcança um raio de 30 a 100 metros.