NOTÍCIAS

Cultura | 14.11.14 - 09h40

Secretários de Educação do Recife e de Medellín encontram-se na PCR para trocar experiências

A reunião aconteceu na Prefeitura do Recife e também contou com a presença do secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcante, que já mantém estreita relação com a Colômbia. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, e o secretário de Segurança Urbana da capital pernambucana Murilo Cavalcanti, receberam na Prefeitura do Recife dois subsecretários de Educação da cidade de Medellín, a segunda mais populosa da Colômbia, neste quinta-feira (13). A pauta do encontro com Patricia Ofelia Tobón e Carlos Mario Marulanda foi educação, como forma de trocar experiências nesta área, assim como as duas cidades já fazem no setor de segurança, através de Murilo Cavalcanti. O principal objetivo dos colombianos era conhecer o funcionamento dos projetos de tecnologia que existem nas escolas, além de outros investimentos na capital pernambucana. Eles foram acompanhados por representantes da empresa Positivo, parceira da Secretaria de Educação do Recife na implantação de mesas interativas usadas para auxiliar na alfabetização dos alunos.

Jorge Vieira falou sobre a prioridade que a Prefeitura do Recife dá à tecnologia na educação, citando o Programa Robótica na Escola, a distribuição de cerca de 15 mil tablets com conteúdos pedagógicos para estudantes do 6º ao 9º ano, além da instalação de mesas interativas de alfabetização em 85 escolas. "Vamos instalar as mesas interativas da Positivo em um total de 200 unidades de ensino. Uma das áreas em que mais estamos investindo aqui é tecnologia na educação. Este ano implementamos o Robótica na Escola e já tivemos um grupo de alunos que venceu a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. Esses bons resultados em tão pouco tempo nos mostraram que, se dermos chance a esses alunos e investirmos, eles deslancham", avaliou o secretário.

O secretário de Educação do Recife também comentou que a PCR investiu R$ 94,3 milhões em educação somente em 2013 - valor maior que a soma dos investimentos na área nos últimos dez anos. No ano passado, a gestão aplicou 27,7% da receita na área de educação - mais que o mínimo de 25% determinado na Constituição Federal.

Patricia Ofelia fez vários questionamentos ao secretário de Educação do Recife e aos secretários-executivos presentes, e também se demonstrou bastante interessada em melhorar as condições de trabalho do professor. Em Medellín, eles estão implementando um centro de formação de docentes e vieram buscar ideias e conceitos para montar o espaço. "Acreditamos que o principal fator transformador é mudar o pensamento do professor, que não deve só ensinar a disciplina, mas também formar boas pessoas, dar o exemplo. Por isso pensamos muito em como melhorar a condição do professor. Estamos pensando nos conteúdos e nas metodologias que trabalharemos no centro de inovação pedagógica que estamos implementando", contou a subsecretária.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, contou aos colombianos que cerca de 80% dos professores da Rede Municipal têm especialização. "Investimos muito na formação continuada dos docentes, na formação acadêmica (proporcionando especializações e mestrados), e mais recentemente começamos a investir em formações que trabalham as relações grupais e o equilíbrio emocional dos professores", explicou.

A subsecretária de Educação de Medellín também perguntou qual era o principal desafio encontrado na área de educação da capital pernambucana. Jorge Vieira destacou os problemas de infraestrutura da Rede Municipal de Ensino como principal entrave. "Recebemos uma rede com uma infraestrutura muito ruim e sabemos que estar num lugar desconfortável afeta muito o ânimo de quem trabalha e de quem estuda. Estamos investindo muito em reformas das escolas antigas, na entrega de novas creches e na construção de novas sedes para as escolas, mas não se corrige dez anos em dois anos". Outro desafio destacado por Jorge foi a implantação do Pacto pela Educação, que fará com que cada escola seja acompanhada individualmente quanto ao conteúdo que está sendo ensinado, a frequência de alunos e professores, além do monitoramento e cumprimento das metas estipuladas.

Para Murilo Cavalcanti, educação e segurança andam juntas, e a educação é o principal caminho para afastar os jovens da violência. "As 50 cidades mais violentas do Brasil foram as que tiveram pior desempenho no Ideb. Acredito que, através da educação, o alunos tem mais chance de não se desviar para o mundo do crime. Por isso sugeri, no começo da gestão, que as nossas melhores escolas fossem feitas nas áreas mais vulneráveis da cidade", destacou o secretário de Segurança.

Este foi apenas o primeiro de muitos encontros que devem acontecer entre os representantes das duas cidades. Em dezembro, o secretário de Segurança Urbana do Recife viaja para a Colômbia pela 19ª vez, onde buscará inspirações para as ações de prevenção à violência e promoção da cidadania. Murilo irá para Medellín, onde conhecerá o Plano de Ordenamento Territorial implantado no bairro San Pablo. Já os dois subsecretários planejam voltar à capital pernambucana no início de 2015, para conhecer as escolas e creches municipais.

Segundo Juliano Fontes, que articulou o encontro junto com Ronaldo Souto, ambos representantes da Positivo, Brasil e Colômbia têm cenários muito próximos e por isso devem continuar trocando experiências. Agora vamos para Medellín e em breve os dois subsecretários voltarão ao Recife. Essa troca vai ser uma constante; a gente absorve lá e eles absorvem aqui. Eles estão construindo um centro de inovação pedagógica e buscam ideias e conceitos para montar tudo. Além disso, eles têm investido 37% da receita em educação, mas não estão conseguindo melhorar o desempenho na avaliação equivalente ao Ideb deles, por isso vieram aqui".