Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 14.11.18 - 12h32

Prefeitura do Recife divulga o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República

 

Na próxima quinta-feira (15), dia do feriado nacional da Proclamação da República, e na sexta-feira (16), considerado ponto facultativo nas  repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife e os serviços e órgãos da administração municipal não funcionarão, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (19). 

Para curtir o feriado, os recifenses poderão aproveitar alguns equipamentos do município, e visitar o Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte. A prefeitura preparou diversas atrações para quem gosta de aproveitar a folga em contato com a natureza. Com horário de funcionamento normal, desta quinta-feira (15) até o domingo (18), vai rolar trilhas ecológicas, oficinas, jogos e  apresentações com opções de diversão para toda família.

Também na quinta-feira (15) e no domingo (18), os apaixonados por bike vão poder contar com o percurso exclusivo da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, das 7h às 16h,com três rotas que somam 36,5km, convergindo no Marco Zero. Nos mesmos dias também estará montado o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem. No trecho privilegiado da orla, a via fica aberta para uso da população para a prática esportiva e de lazer.

 

Confira abaixo em detalhes o que abre e fecha nos serviços públicos municipais:

PREFEITURA -  A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que na próxima quarta-feira (15), os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR, e na sede da Reciprev e Saúde Recife, não funcionarão. Na quinta-feira (16) o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife, e no edifício-sede da Prefeitura. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também volta a funcionar no horário normal, das 8h às 13h.

POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - O Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e as unidades de atendimento que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping Rio Mar estarão fechadas nos dias 15 e 16 de novembro. No sábado (17), as unidades que funcionam nos Expressos também não abrirão. Durante esse período o contribuinte tem a opção de acessar o Portal de Finanças http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/ e obter diversas informações referentes a tributos do município.

MULHER - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados no dia 15 e 16 de novembro. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107. 

SAÚDE - Nestas quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República, e sexta-feira (16), decretado ponto facultativo pela Prefeitura do Recife, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (19).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

A vacinação antirrábica, realizada na Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriadão, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

 

MEIO AMBIENTE - Este feriado prolongado da Proclamação da República, em 15 de novembro, será de intensa programação no Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte. A Prefeitura preparou diversas atrações para quem gosta de aproveitar a folga em contato com a natureza. Com horário de funcionamento normal, desta quinta-feira (15) até o domingo (18), vai rolar trilhas ecológicas, oficinas, jogos e  apresentações com opções de diversão para toda família.

O Econúcleo Jaqueira, às 10h, vai sediar uma oficina super legal de histórias em quadrinhos. A arte educadora, Flávia Gomes, ensinará a como construir personagens para as HQs. A atividade convidará os participantes a soltarem a imaginação e desenvolver protagonistas cativantes para suas histórias. Já a tarde, o público vai conferir a contação de histórias “Àrvore de Jô”, às 14h. O conto visa gerar reflexão a respeito das árvores e a valorização da importância de cada ser vivo, repensando questões ambientais e verde urbano.

Muitas outras atrações aguardam o visitante na sexta (16) e no final de semana, dentre elas serão promovidas oficina de teatro, trilha ambiental, meditação e torneio de jogos digitais.

O feriado segue com bastante diversão também no Jardim Botânico. Às 10h, a culinarista, Michele Caldas, vai mostrar aos participantes a como produzir receitas sustentáveis utilizando ingredientes naturais e reaproveitados que seriam normalmente descartados. A oficina é gratuita e visa conscientizar o público quanto a sustentabilidade e o não desperdício. No período da tarde, o visitante também poderá curtir uma vivência ambiental musical que vai misturar elementos sonoros com o prazer da imersão no ambiente de Mata Atlântica. A prática começa às 15h.

TRÂNSITO -  Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta quinta-feira (15), em virtude do dia Proclamação da República, e nesta sexta-feira (16), ponto facultativo devido ao feriado nacional. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800-081-1078. A sede da Autarquia fica na Rua Frei Cassimiro, 91, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (19), a partir das 8h até às 13h.

TURISMO E LAZER -    Este feriadão vai ter Ciclofaixa de Turismo e Lazer em dobro. Na quinta-feira (15), Dia da Proclamação da República, e no domingo (18), os apaixonados por bike contarão com o percurso exclusivo. São três rotas que somam 36,5km, convergindo no Marco Zero. Nos mesmos dias também estará montado o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem. No trecho privilegiado da orla, a via fica aberta para uso da população para a prática esportiva e de lazer.

As 19 Academias Recife estarão fechadas apenas na quinta-feira. Sexta (16) e sábado (17) o funcionamento será normal, não deixando na mão quem gosta de aproveitar a folga para suar a camisa.

Na quinta-feira (15), o Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da PCR, traz um roteiro diferenciado, realizado em parceria com o humorista Alisson Castro, do show Recifense para Leigos. O passeio será pelo Recife Antigo e vai render boas risadas aos participantes. A saída será às 14h, da Praça do Arsenal. No sábado (17), o Olha! Recife será de barco, pelo Rio Capibaribe, com saída às 9h, do Catamaran Tours. Domingo (18), o tour será a pé, com o tema Recife Republicano. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal. Para participar é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br.

SEGURANÇA - Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as  Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados nesta quinta (15) e sexta (16) devido ao feriado da Proclamação da República.  Os Compaz voltarão ao funcionamento neste sábado (17) e domingo (18), já as bibliotecas de Afogados e Casa Amarela na segunda (19). 

CULTURA – Cultura e entretenimento estão garantidos aos republicanos de folga durante o feriadão. Vai ter equipamento aberto todos os dias do feriado, como o Museu da Cidade do Recife, e equipamento que abrirá só no fim de semana, como a Galeria Janete Costa. E vai ter até estreia. No domingo (18), começam as atividades da 20ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional, promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, até o dia 25 de novembro, com 12 espetáculos nacionais e locais na programação, seis deles inéditos.

O espetáculo que abre o Festival é Preto, da paranaense Companhia Brasileira de Teatro, que conta com a atriz Renata Sorrah no elenco, além de Cássia Damasceno, Felipe Soares, Grace Passô e Nadja Naira. A peça, que denuncia o racismo sedimentado nas relações sociais brasileiras, será apresentada às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 e serão vendidos na bilheteria do teatro. Confira a programação completa: https://bit.ly/2Ppod5B.

No Museu da Cidade, estará em cartaz durante todo o feriado a exposição Cinco Pontas, com pinturas e documentos que passeiam por várias épocas e contam o papel da edificação em momentos históricos marcantes da capital pernambucana. No sábado (17), crianças e adultos poderão participar também da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. O museu funciona das 9h às 17h. Informações: (81) 3355-9540.

Já o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), estará fechado na quinta e na sexta (16), mas volta a abrir as portas no sábado e no domingo (18). Os fãs de poesia poderão aproveitar o final de semana contemplando a exposição Autopoese, do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta. São, ao todo, 12 vídeos poéticos-experimentais de curta duração, que são exibidos numa das salas do museu, e mais 60 obras tridimensionais. Informações: (81) 3355-6871.

A Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, também estará fechada na próxima quinta-feira e na sexta-feira; mas no sábado, das 14h às 19h, e no domingo, das 15h às 19h, estará funcionando normalmente. As entradas só são permitidas até às 18h50. Acaba de estrear na galeria a exposição Transistor, do artista Jota Zer0ff. Gratuita e aberta ao público, conta com 24 obras, a maioria pinturas de spray sobre madeira. Mas o artista também recorre aos indefectíveis lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis de grafitti estampados nas paredes da galeria. Informações: (81) 3355-9825 ougaleriajanetecosta@gmail.com.

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na quinta (15) e reabrem na segunda (19).

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham na quinta (15) e reabrem na segunda (19).

ESCOLAS - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife fecham na quinta (15) e reabrem na segunda (19).

ESPORTES - Os programas esportivos realizados pela Secretaria Executiva de Esportes não funcionam na quinta (15), retornando à normalidade a partir da segunda (19).

PROCON – A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna não funcionam nesta quinta (15) e sexta (16), devido ao Feriado de Proclamação da República.

MERCADOS E FEIRAS A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos funcionam com horário especial na quinta-feira (15), das 6h às 13h. Sexta, sábado e domingo voltam a funcionar no horário habitual: sexta e sábado das 6h às 18h e no domingo abrem às 06h e encerram suas atividades às 13h. Já as feiras funcionam normalmente durante todo o feridão, das 06h às 18h.

EDUCAÇÃO - As escolas, creches e creches-escolas da rede municipal de ensino do Recife estarão fechadas na quinta-feira (15) e sexta-feira (16) .

HOSPITAL VETERINÁRIO - O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nas próximas quinta (15) e sexta-feira (16). Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na segunda-feira (19).

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs de sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18), das 8h às 13h. No sábado, o Praia sem Barreiras ainda terá aulões de dança, step e jump, além de lutas, atletismo e avaliação física com monitores da Uninassau. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, durante o feriadão, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.