Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.11.23 - 12h41

Recife promove Campanha de combate ao Diabetes

img_alt

Com o tema "Acesso aos cuidados e tratamentos do diabetes", a campanha, promovida mundialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Federação Internacional de Diabetes (IDF), acontece de 14 a 30 de novembro. (Foto: Luciano Ferreira/Arquivo PCR)

 

A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Secretaria Executiva da Atenção Básica e Coordenação de Doenças Crônicas não Transmissíveis, promove a 26ª Campanha Nacional em Diabetes, dentro do calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Com o tema "Acesso aos cuidados e tratamentos do Diabetes", a iniciativa acontece de 14 a 30 de novembro e se concentra em pontos estratégicos espalhados pelos 8 distritos sanitários da cidade. O objetivo é disseminar informações fundamentais sobre promoção da saúde, prevenção, detecção e gestão da doença com ações de medição de glicemia, pressão arterial, conversa com nutricionistas, orientações em saúde sobre Diabetes Mellitus e seus fatores de risco e atendimento clínico integral das pessoas com essa condição crônica.

Projeções indicam um aumento significativo no mundo, com a previsão de 640 milhões de pessoas diagnosticadas com essa condição crônica até 2040. “O Diabetes é uma preocupação crescente em escala global, e a adesão da Sesau destaca sua prioridade em enfrentar esse desafio de saúde pública. A campanha nacional visa não apenas conscientizar a população sobre os riscos e sintomas da doença, mas também enfatizar a importância do acesso facilitado aos cuidados e tratamentos adequados", informa a coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Recife, Marcela da Mata.

No cenário nacional, a Sociedade Brasileira de Diabetes reporta uma população atual de mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. Na capital pernambucana, 82.971 pessoas estão cadastradas no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) como portadores de Diabetes Mellitus, condição decorrente da produção insuficiente ou má absorção de insulina, o hormônio responsável pela regulação da glicose sanguínea e pelo fornecimento de energia ao organismo.

"Elevados níveis de glicemia podem desencadear complicações graves. O aumento da prevalência do Diabetes Mellitus está intrinsecamente ligado a uma série de fatores, como a transição epidemiológica, mudanças nutricionais, estilos de vida sedentários, sobrepeso, envelhecimento populacional e a prolongada expectativa de vida dos indivíduos com diabetes. A prevenção eficaz envolve a prática regular de atividades físicas, a adoção de uma dieta saudável e a evitar o consumo de álcool, tabaco e substâncias prejudiciais”, explica a coordenadora.

Sobre Diabetes - Existem dois tipos: A Diabetes Tipo 1 ocorre em cerca de 10% dos brasileiro e aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. É causada por uma falha no sistema imunológico, que destrói as células responsáveis por produzir a insulina. Seus principais sintomas são: vontade de urinar diversas vezes ao dia, fome e sede constantes, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor e náusea.

Já a Diabetes tipo 2, a qual compõe 90% dos diagnósticos da doença no Brasil, ocorre quando a insulina presente no organismo não é suficiente para controlar a taxa de açúcar. Suas principais causas são má alimentação, sedentarismo, hipertensão e fatores genéticos. O estágio anterior à doença, chamado pré-Diabetes, não deve ser ignorado, visto que é o último momento no qual a condição ainda pode ser revertida. Atente-se aos sintomas apontados pelo Ministério da Saúde: infecções frequentes, visão embaçada, dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e surgimento de furúnculos e feridas que demoram para cicatrizar.

Programação:

14/11
6h - PAC Ipsep
7h- Polo PAC Jaqueira
8h - Upinha Padre José Edwaldo
8h às 12h  - USF Engenho do Meio
08h às 12h - Upinha ACS Maria Rita
9h - Centro de Saúde Ermírio de Moraes

16/11
14h às 18h - USF Vietnã

17/11
8h - USF Sítio dos Pintos

21/11
08h às 12h - USB Brasilit
09h - Upinha nossa senhora do Pilar
08h às 12h - USF Cosme Damião

22/11
14h às 17h - Casem Harmonia

23/11
08h 12h - USF Sítio Wanderley
08h às 12h USF Skylab
17h - Polo PAC Jaqueira (tarde)

24/11
8h - Polo PAC do Centro Médico Ermírio de Moraes

ASSUNTOS: