Ações em Canais do Recife é apresentado aos alunos da rede
Os alunos puderam conhecer o trabalho realizado pela Prefeitura do Recife em vários canais da cidade
Cerca de 50 alunos da rede municipal de ensino assistiram a uma palestra, nesta quarta-feira (14), sobre o Projeto Canais do Recife. Os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, situada no bairro dos Torrões, puderam conhecer o trabalho realizado pela Prefeitura do Recife em vários canais da cidade, por meio de uma exposição de Almir Ramos, técnico da Empresa de Urbanização do Recife (URB). A atividade contou com a parceria entre a empresa pública e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL).
A ação, que partiu do projeto Meio Ambiente e Cidadania - onde os estudantes fizeram um trabalho sobre os canais do Recife -, teve o objetivo de construir conhecimento e conscientizar os alunos sobre questões ambientais. Durante a palestra, os jovens tiveram informações sobre a requalificação da rede de macrodrenagem da cidade, por meio da realização de estudos e projetos, limpeza, manutenção, retificação de calhas e requalificação das margens de 18 canais do Recife. Essas obras irão beneficiar 6.500 famílias que vivem no entorno desses canais.
De acordo com a assessora técnica da SEEL, Socorro Assunção, essa atividade deverá atingir outras escolas municipais. “Essa parceria entre a Secretaria de Educação e a Emlurb e URB deverá ser estendida para fazer projetos como esse nas outras escolas municipais, principalmente naquelas que se encontram no entorno dos canais da cidade”, afirmou.
O técnico da URB, Almir Ramos, explicou como surgiu a oportunidade de ministrar a palestra para os estudantes. “A iniciativa surgiu da demanda dos alunos que queriam saber mais sobre a situação dos nossos canais e houve a necessidade de a Prefeitura vir para orientá-los com informações do Projeto Canais do Recife, explicando o que é um canal, como é feita a drenagem. Nosso objetivo é esclarecer e fazer com que esses alunos se tornem fonte de divulgação para manterem os canais limpos”, disse.
Douglas Leôncio, 11 anos, disse ter aproveitado bastante a explanação. “Achei bem legal, a gente se informou mais, pudemos observar melhor as obras, tirei dúvidas. Pra mim foi bom, porque eu tenho vontade de fazer engenharia”, falou. A opinião de seu colega de mesma idade, Gabriel Matos, também foi positiva. “Achei a palestra boa. Entendi que as pessoas não devem sujar os canais, jogando lixo, porque ele pode até transbordar e causar muitos problemas”, concluiu.