NOTÍCIAS

Cultura | 14.12.11 - 17h24

Escola Segura e Escola Legal realizam mutirão de conciliação

Cento e oitenta famílias foram atendidas pelos promotores da paz

[caption id="attachment_11727" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Luciano Ferreira"][/caption]

Durante toda esta quarta-feira (14), cerca de 180 famílias de estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram de um mutirão da conciliação realizado pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Escola Segura do Recife e Projeto Escola Legal. A atividade, que aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, faz parte do II Encontro de Formação para os Promotores da Paz, evento promovido pela da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel). Além do mutirão, palestras com temática de enfrentamento à violência e às drogas foram apresentadas ao público.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Pernambuco, Paulo Brandão, abriu o encontro ressaltando a importância das audiências públicas realizadas com o estudante e a família. “A escola precisa ser uma fonte de ensinamentos. Os dois projetos restauram isso. A unidade educacional não está mais sozinha, a família e o Estado são parceiros nessa mediação de conflitos”, explica o juiz.

Em seguida, o professor de Direito da Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas (Focca), Kildare Johnson, exibiu palestra sobre a problemática das drogas e a juventude. “Quem passa por dificuldades não precisa, necessariamente, entrar no mundo das drogas. Há outras formas de resolver problemas”, afirma o professor.

Após as audiências com os promotores da paz, cada estudante e seu responsável assinaram um termo de compromisso por uma melhora no comportamento e por uma atitude de respeito ao outro. A coordenadora do Escola Segura, Lúcia Andrade, fez um balanço sobre os três primeiros meses de implantação do programa nas 53 escolas do Recife. “Mapeamos os alunos faltosos ou que demostravam comportamento agressivo e chamamos a família para uma conversa. É de fundamental importância o apoio dos parentes nesse momento”, conta.

O II Encontro de Formação para os Promotores da Paz segue até a próxima sexta-feira (16) com palestras, mesas redondas e socialização de experiências, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.