Ciclo Natalino do Recife valoriza as tradições populares
Pastoris, bois, reisados e autos natalinos ganham evidência na capital pernambucana. Programação é distribuída no centro do Recife, Casa Amarela, Boa Viagem, Peixinhos, Ibura, Morro da Conceição e Brasília Teimosa
A Prefeitura do Recife preparou uma programação para que recifenses e turistas possam vivenciar o Ciclo Natalino através da cultura popular. Seguindo as diretrizes de valorização das manifestações populares e dos artistas locais da política cultural do Recife, a programação destaca as tradições do período como os pastoris, bois, reisados e autos de Natal. Corais, orquestras e espetáculos infantis também integram a programação gratuita distribuída pelo Bairro do Recife (Cais da Alfândega e Marco Zero), Pátio de São Pedro (bairro de São José), Sítio Trindade (Casa Amarela) e Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Nascedouro de Peixinhos, Ibura, Morro da Conceição e Brasília Teimosa. Confira em anexo a programação completa. Além de recursos da gestão municipal, o Ciclo Natalino do Recife tem patrocínio do Governo do Estado, através da Empetur.
A abertura do Ciclo Natalino com o acender das luzes da decoração está programada para este sábado (15). A programação cultural começa no domingo (16), às 17h, com apresentação do Pastoril da UR 3 e da Orquestra Harmonia no Cais da Alfândega, Bairro do Recife, onde está instalada a árvore de Natal. Nesta ocasião, haverá também homenagem a Ubiracy Ferreira, que mantém os grupos de Guerreiro Sol Nascente e Pastoril Sol Nascente, que se apresentarão no local. Com trabalho dedicado a cultura popular, o mestre Ubiracy também é criador e diretor presidente do Balé de Cultura Negra do Recife (Bacnaré), do Maracatu Sol Nascente e de Bandeira de São João.
Na Zona Norte, neste domingo (16), o Sítio Trindade abriga, a partir das 17h, apresentações do espetáculo Sonho do Circo, da Escola Pernambucana de Circo; do Pastoril Giselly Andrade e da Orquestra Super Pop. O Papai Noel será outra atração do Sítio. Levado pela Natalioca ao som de bandinha natalina, o bom velhinho começa o percurso pela Rua Massaranduba (Largo de Seu Lino), no Sítio Grande, seguindo pela Avenida Norte, Avenida Dr. Eurico Chaves e faz uma parada na Muniz de Galvão, no Alto do Mandú. Depois passa pela Avenida 17 de Agosto, Rua de Santana e Praça de Casa Forte, continua pela Estrada do Encanamento, Estrada do Arraial e finalmente chega, às 18h, no Sítio Trindade.
Programação - No dia 20, é realizado um Cortejo Natalino, reunindo pastoris e bandinhas natalinas. A concentração acontece, às 17h, na Igreja da Boa Vista (Rua da Imperatriz), de onde o cortejo segue até o Pátio de São Pedro. A novidade este ano é que as tradições populares vão estar reunidas no espetáculo Brincadeiras de Natal, nos dias 22 e 23, às 18h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.
O espetáculo conta com as cores, as músicas, os personagens e as danças do Reisado da Boa Vista, Fandango do Pontal Barra das Alagoas, Guerreiro do Sol Nascente, Pastoril Estrela Brilhante e Boi Estrela, com apresentação do cantor Geraldo Maia, que com sua bela voz e talento ímpar canta e convida os mestres para a festa do sagrado e do profano. Brincadeiras de Natal tem concepção e idealização de Marcelo Varella; texto original da pesquisadora da cultura popular, Carmen Lélis; com adaptação e direção de cena de Marcondes Lima; e direção musical de Dinara Pessoa.
O auto de Natal Baile do Menino Deus, criado em 1983, mais uma vez é apresentado no Marco Zero, Bairro do Recife. São três apresentações nos dias 23, 24 e 25, sempre às 20h. Retomando a memória do auto religioso tradicional que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses, o Baile do Menino Deus se reinventa, com inspiração no lúdico, no brinquedo, no jogo, na espontaneidade, no júbilo. Neste sentido, o Baile do Menino Deus é dedicado ao público infantil, embora seu alcance seja amplo, atraindo a atenção de pessoas de todas as idades. O espetáculo tem concepção e direção geral de Ronaldo Correia de Brito e música de Antonio Madureira. O texto e as letras são uma parceria de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima. Mais informações no site: http://bailedomeninodeus.com.br/site/
Abrindo espaço para o clássico, outro atrativo de destaque é a apresentação do Balé O Quebra Nozes, no dia 23, às 20h, no Parque Dona Lindu. O espetáculo com música erudita e balé ao vivo teve sua primeira montagem no ano passado e mais uma vez promete emocionar o público. O balé de repertório O Quebra-Nozes (Rússia, 1892) tem coreografia original de Marius Petipa (1818-1910) e é encenado em todo o mundo, contando a história da menina sonhadora Clara, que ganha como presente de Natal do seu padrinho, um velho mágico, um boneco em forma de Quebra-Nozes. Na capital pernambucana é apresentado pela Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e pelo Ballet Cidade do Recife, com elenco de 30 bailarinos, selecionados entre diversas companhias e escolas de dança.
O Ciclo Natalino se encerra no dia 6 de janeiro, com a tradicional Queima da Lapinha, que ocorre simultaneamente no Sítio Trindade e no Pátio de São Pedro. A programação reúne diversos pastoris religiosos que seguem em cortejo até o destino final. Em Casa Amarela, a concentração acontece, às 18h, na Igreja da Harmonia e segue para o Sítio Trindade. Com a chegada do cortejo no Sítio, a festa profana inicia a apresentação do bloco lírico Cordas e Retalhos, Orquestra de Frevo Vereda Tropical e Grupo de Dança Raízes. No Centro do Recife, a concentração de pastoris ocorre, às 18h, no Pátio do Carmo. Na chegada ao Pátio de São Pedro, a festa profana é animada pela Orquestra de Frevo Veneno.
De acordo com a política de democratização e descentralização cultural, as atrações das festas realizadas nas comunidades de Peixinhos, Ibura, Morro da Conceição e Brasília Teimosa são definidas a partir do diálogo promovido em fóruns temáticos de Cultura com os delegados do Orçamento Participativo, programa de participação popular da gestão municipal.
Iluminação - O projeto da decoração natalina do Recife foi criado pela arquiteta especialista em iluminação Jamile Tormann. A iluminação mais uma vez é baseada em iluminação de alta tecnologia, designe sustentabilidade ambiental, utilizando lâmpadas de LED (Diodos Emissores de Luz) e materiais recicláveis. O sistema de iluminação associado à tecnologia de iluminação com LED permite a redução do consumo de eletricidade na ordem de 90%, se comparado ao emprego do sistema convencional, onde predomina o uso de lâmpadas incandescentes. Desde 2009, a Prefeitura do Recife tem investindo no incremento da cenografia natalina para destacar a capital pernambucana entre as cidades brasileiras mais belas no fim de ano, consolidando como um dos principais destinos turísticos.
A cidade se transforma num espaço repleto de pontos de luz. O cidadão ou o visitante será convidado a olhar a sua cidade e a sua memória, considerando o Natal como momento de encontro entre as pessoas. Confira as imagens do projeto em anexo. Em 2012, os enfeites estão sendo instalados desde o último dia 04 nas avenidas Agamenon Magalhães, Rio Branco, Marquês de Olinda, Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal, Sítio da Trindade, pontes Giratória, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo. A Árvore de Natal está sendo instalada no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, e tem 25 metros de altura. O símbolo natalino tem estrutura metálica com revestimento feito com plástico PET e iluminação com projetor de vapor metálico de 400W amarelo e sobreposição em fita de LED.
Para que recifenses e visitantes possam apreciar a iluminação natalina, a Prefeitura do Recife disponibiliza a Natalioca (versão natalina da já conhecida Frevioca). O veículo é decorado especialmente para o Natal e percorre as ruas do centro do Recife conduzindo os passageiros aos principais pontos da decoração natalina do bairro histórico. O passeio pelo circuito iluminado é gratuito e acontece de sexta a domingo, a partir das 18h30. O local para ponto de partida é a árvore de Natal, instalada no Cais da Alfândega, em frente ao Paço Alfândega.