NOTÍCIAS

Cultura | 14.12.12 - 10h58

Educadores municipais concluem pós-graduação na Unicap

Parceria com a instituição formou 350 professores em cinco áreas do conhecimento

Por Marcos da Silva

[caption id="attachment_29667" align="alignleft" width="334"] Cerimônia de encerramento dos cursos de pós-graduação de 350 professores da Rede Municipal. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

Na noite desta quinta-feira (13), o auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) ficou lotado de amigos, familiares e colegas de profissão de 350 professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. O motivo era a cerimônia de encerramento dos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pelo Município em parceria com a renomada instituição de nível superior.

Após um ano de aulas, inclusive aos sábados, formandos em uma das cinco especialidades – Arte-educação, Coordenação Pedagógica, Educação Infantil, Educação Inclusiva ou Gestão Educacional - venceram mais uma etapa de suas vidas profissionais. “São professores mais qualificados que vamos ter nas escolas. Profissionais pedagogicamente mais eficientes, atrativos e estimuladores para a aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou, a secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano, que representou o prefeito João da Costa, na ocasião.

Para a professora da Escola Lutadores do Bem, de Santo Amaro, Marlene Messias, de 57 anos, que concluiu a especialização em Coordenação Pedagógica, a formação continuada é mais um estímulo. “É o crescimento profissional para quem deseja continuar exercendo a função de professor”. Formada em Pedagogia, a educadora tem em seus planos próximos cursar o mestrado e depois, o doutorado.

A gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Coelhinho Pensante, de Santo Amaro, Viviane Menezes, de 42 anos, formanda de Gestão Educacional, considera o novo diploma um importante passo profissional. “Sinto-me realizada. Sou gestora há mais de dez anos e sempre tive vontade de fazer este curso. Agradeço muito ao prefeito e à secretária pelo investimento na educação dos professores da Rede Municipal de Ensino que há muito queriam cursar uma pós-graduação e não tinham condições de fazê-la”.

Valorização – Por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, a Prefeitura do Recife, investiu cerca de R$ 1 milhão no contrato com a Unicap. Com mais esta formação continuada, a quantidade de professores com pós-graduação pula de 61% para 67%.

ASSUNTOS: