NOTÍCIAS

| 14.12.13 - 00h12

Prefeitura entrega primeira Upinha Dia - USF do Recife

[caption id="attachment_41773" align="aligncenter" width="680"] Geraldo inaugurou o equipamento de saúde, que funcionará no Bongi e atenderá moradores do entorno. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Um atendimento mais humanizado e com melhor estrutura para as famílias que moram no Bongi e bairros do entorno. Esse será o serviço prestado pela Upinha Dia - Unidade de Saúde da Família Bongi/Novo Prado, primeiro equipamento do tipo entregue pela Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio inaugurou, nesta sexta-feira (13), a unidade, que beneficiará 4,6 mil pessoas por mês na área de Saúde da Família. Concluída em menos de três meses, a obra recebeu um investimento de R$ 500 mil.

A Upinha Dia foi erguida na Rua Isaac Markman, que fica no Bongi. Com 230 metros quadrados, a unidade, que começará a funcionar na próxima segunda-feira (16), dará suporte às urgências dos moradores da área que antes precisavam se deslocar para outros bairros quando precisavam de atendimento.

“Nós temos no nosso programa de governo as Upinhas 24h, que já começaram a ser construídas. Também faremos agora a construção das Upinhas Dia. Aqui, os profissionais são todos qualificados, voltados para o atendimento humanizado. Eles têm condições de trabalho; toda essa estrutura foi pensada para o atendimento, sempre seguindo as normas necessárias. Estamos iniciando uma mudança de padrão no atendimento de saúde da família no Recife”, ressaltou Geraldo Julio, depois de descerrar a placa e cortar a fita de inauguração da unidade.



Uma equipe multiprofissional de saúde da família atuará na upinha, formada, em média, por um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Profissionais de saúde bucal - um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde - integram os quadros da unidade. O atendimento será das 8h às 16h, de segunda a sexta.

Uma opção de horário estendido beneficiará muita gente. “Uma novidade é que, ao menos uma vez por semana, será disponibilizado horário diferenciado até às 20h, para facilitar a utilização dos serviços de saúde, principalmente, pelos trabalhadores que não podem chegar até o final da tarde”, explica o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.  

A unidade conta com recepção e salas para acolhimento, vacinação, nebulização, curativos, consultórios médicos e odontológicos, além de um espaço para reunião e outro para agentes comunitários de saúde e ambientais. Neste ano, a Prefeitura investiu R$ 40 milhões na qualificação e construções de unidades de saúde. Já estão em obras as upinhas dia UR4-UR5, Novo Jiquiá, Rio da Prata e Dom Helder. A PCR vai construir, ainda, 20 Upinhas 24 horas, além de seis unidades públicas de Atendimento Especializado (UPAE).

Para dona  Tereza  Cristina, 52 anos, moradora da localidade, a iniciativa vem suprir uma necessidade de muito tempo.” Há anos esperávamos por qualquer suporte de saúde e nunca tivemos nada com esta qualidade. O lugar está lindo, e vemos que está todo equipado. Fico muito feliz por ver que realmente vamos ter um cuidado maior e melhor”, declarou.

SANTA LUZIA - Acompanhado da primeira-dama Cristina Mello, Geraldo Julio assistiu à missa campal em homenagem à Santa Luzia, realizada no campo do Bueirão, na Torre. Ao término da cerimônia, o gestor cumprimentou muitos religiosos presentes e destacou a importância do ato. “Uma celebração tradicional, que acontece há muitos anos e reforça a renovação de fé da população”, pontuou.