Alunos da Escola Municipal Dom Bosco apresentam peça e produção de cordéis
A tarde desta sexta-feira (12) foi dedicada à literatura de cordel no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Dom Bosco, localizada em Jardim São Paulo, apresentaram os cordéis produzidos de forma interdisciplinar durante as aulas de língua portuguesa, artes, geografia e história. Além da leitura das produções, os alunos apresentaram uma peça teatral, usando os cordéis como base para o roteiro. O encontro foi a conclusão do trabalho ABC do Recife, desenvolvido na escola.
Os alunos se apresentaram no pátio do Centro Paulo Freire para estudantes das Escolas Municipais Pedro Augusto (Boa Vista), Nadir Colaço (Macaxeira) e Antônio Heráclio do Rêgo (Fundão). Cada turma ia para frente do público e fazia rimas com os bairros, as ruas e os pontos turísticos do Recife.
De acordo com Rosana de Paiva, professora de língua portuguesa do 9° ano, houve muito envolvimento das turmas na produção dos cordéis. "Eles gostam de ouvir os professores lendo as histórias de cordel e também gostaram muita da experiência de produzir", relata.
Segundo Flávia Barros, vice-gestora da Escola Dom Bosco, o resultado positivo do projeto é a soma do trabalho da gestão, da equipe da escola, dos docentes e discentes. "Não tenho palavras para expressar as mensagens que foram passadas aqui hoje para as crianças. Conseguimos cumprir nosso objetivo de mostrar para o público um pouco da cultura dos cordéis", explicou.