NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.12.15 - 12h53

Transforma Recife vai reforçar mobilização para doação de medula óssea

img_alt

Anúncio foi realizado durante a abertura da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, no Palácio do Campo das Princesas. (Foto: Roberto Pereira/Divulgação)

 

O prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta segunda-feira (14), da abertura da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea em Pernambuco, quando colocou o Transforma Recife à disposição da campanha para aumentar o número de cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A solenidade ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, com a presença do governador Paulo Câmara. A intenção é cadastrar voluntários - o Transforma tem 60 mil inscritos atualmente - para, no futuro, se tornarem doadores. Com isso, Prefeitura do Recife, através do Transforma Recife, vai reforçar esta campanha.

A semana é um projeto de autoria do ex-deputado federal Beto Albuquerque. Para se cadastrar é preciso ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. Os interessados participaram de uma palestra informativa sobre a doação de medula óssea e será feita a coleta de uma amostra de sangue do possível doador para os testes de compatibilidade. Uma vez no banco de dados, o possível doador pode ajudar alguém em qualquer lugar do Brasil e também do mundo.

“Vamos disponibilizar o Transforma Recife para cadastrar estes voluntários. Nós temos 60 mil pessoas cadastradas na plataforma, 380 ONGs, e vamos tentar incrementar mais pessoas. Eu já fiz o meu cadastro e é importante que todos façam também, porque é possível salvar uma vida com esse gesto. Transformar, ajudar, participar de um momento importante na vida de outra família”, destacou Geraldo. Além do trabalho permanente realizado Transforma Recife desde a sua implantação, o programa também vem realizando ações de reforço em grandes mobilizações. A última delas foi a disponibilização de 500 vagas para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Pelo Governo do Estado, foi lançada uma campanha para ampliar o número de pessoas cadastradas no Redome. Esse cadastro é essencial para que os hemocentros do país possam encontrar doadores compatíveis com os pacientes que estão à espera do transplante para ter uma melhor qualidade de vida. A mobilização é encabeçada pela Fundação Hemope e Secretaria Estadual de Saúde (SES), com apoio do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Prefeitura.

DADOS – Atualmente, o cadastro nacional soma mais de 3,8 milhões de doadores cadastrados. Em Pernambuco, o número é de 102 mil pessoas. Em quinze anos (de 2000 a outubro de 2015), 26 pessoas foram identificadas como compatíveis no Estado de Pernambuco e efetivaram a sua doação para o banco nacional.

TRANSFORMA RECIFE – Iniciativa pioneira no Brasil, o Transforma Recife cadastra as pessoas interessadas no voluntariado e as instituições que precisam de engajamento social, cruzando os dados para que as duas partes se aproximem. Os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal. Já as entidades informam as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor os trabalhos. Os interessados podem se cadastrar na plataforma do programa através do site www.transformarecife.com.br. Também é possível realizar a inscrição na sala física do projeto, que funciona na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h.