Prefeitura do Recife promove seminário internacional sobre afirmação dos direitos das mulheres negras e trans
Além de palestras, serão realizados nove workshops com transativistas e ativistas negras durante os dois dias de programação
Afirmação dos direitos das mulheres negras e trans é o tema do Seminário Internacional promovido pela Prefeitura do Recife - por meio da Secretaria da Mulher e do Gabinete de Representações e Relações Internacionais - em parceria com o Consulado Britânico no Recife. O evento acontece nos dias 15 e 16 de dezembro, no auditório do Bloco G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada no bairro da Boa Vista. Além de palestras, serão realizados nove workshops temáticos com transativistas e ativistas negras durante os dois dias de programação. Vinte vagas são disponibilizadas para cada sala temática e as inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, no local. O seminário é aberto ao público e conta com o apoio do Instituto Humanitas da Unicap.
No início do seminário, serão apresentadas as experiências do Recife e do Reino Unido na promoção das políticas de gênero. Entre as palestrantes, está ativista negra e secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Djamila Ribeiro, que fará um debate sobre empoderamento das mulheres negras e trans. No primeiro dia do evento, cinco workshops serão realizados e tratam de temas relacionados às trans. Já no segundo dia, as atividades dedicam-se às temáticas das mulheres negras. A programação completa está disponível AQUI.
PROGRAMAÇÃO - No primeiro dia (15), o seminário tem início às 8h com o credenciamento. Após a mesa de abertura com a secretária em exercício da Secretaria da Mulher do Recife, Ceça Costa, a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro e o cônsul do Reino Unido, Graham Tidey. A primeira palestra, às 9h30, será sobre as experiências do Recife e do Reino Unido do âmbito das políticas para as mulheres. A assessora de Direitos Humanos da Embaixada Britânica, Beatriz Sanutti, e a secretária em exercício Ceça Costa são as convidadas. "Gênero e Sexualidade em uma Construção Social e a Eliminação da Visão Bionormativa", é o segundo tema da palestra com as transativistas Heymilly Maynard e Geovana Borges. A parte da tarde, das 14h30 às 17h, é dedicada aos workshops sobre mulheres trans.
A programação do dia 16 começa às 8h30 com a palestra "Afirmação dos Direitos das Mulheres Negras", com a professora da Unicap, Waldenice Raimundo. A partir das 9h30, têm início os worksops sobre mulheres negras em quatro salas temáticas. À tarde, às 14h30, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fabiana Moraes, e a secretária de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Djamila Ribeiro, conversam sobre "Empoderamento das Mulheres Negras e Transgêneras em Tempos de Crise". O encerramento do evento será às 18h30 com um coquetel regional e apresentação cultural do Balé Nagô Ajó.
WORKSHOPS - No dia 15, cinco salas da Unicap estarão disponibilizadas para os workshops sobre mulheres trans, no período da tarde, das 14h30 às 17h. Os temas debatidos pelas transativistas convidadas serão: gênero e sexualidade- uma construção social; direitos humanos e cidadania são princípios e garantia de saúde mental; empoderamento do corpo da mulher transexual em visão assistencial;violência institucional sofrida pelas mulheres trans; o que é ser uma mulher transexual na visão escravocrata da nossa atualidade. Em cada sala, são disponibilizadas 20 vagas. Os workshops são gratuitos e as inscrições serão realizadas no credenciamento do seminário, às 8h.
Já no segundo dia (16), o tema é mulher negra. Os quatro conteúdos serão comunicação na web e combate ao racismo; racismo e sofrimento psíquico, empoderamento negro aliado ao fortalecimento sociopolítico e produtivo das mulheres na perspectiva da economia solidária; saúde da mulher negra e afirmação dos direitos; autodefesa na perspectiva racial. Os debates têm início às 9h30 e segue até às 12h30. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada sala temática. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local.