Recife ganha certificado inédito do Ministério da Saúde
Unidades de saúde da Prefeitura do Recife receberam hoje (14) uma certificação inédita em Pernambuco. As equipes foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde pelas estratégias voltadas para o incentivo à amamentação. A solenidade de entrega das placas aconteceu pela manhã no Auditório Capiba, No edifício sede da PCR.
As Unidades de Saúde da Família Cabanga (Cabanga), Sítio São Braz (Dois Irmãos) e Upinha Bongi Novo Prado (Bongi), além da Equipe de Saúde da Família da USF Alto do Reservatório/Diógenes Cavalcanti, que cobre o bairro de Nova Descoberta, foram as primeiras no estado a implantar a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Um dos objetivos é contribuir para melhoria dos indicadores de aleitamento e alimentação complementar saudável.
De acordo com a secretária executiva municipal de Atenção à Saúde, Eliane Germano, os profissionais da rede mantém um trabalho diário de mostrar a importância do aleitamento materno. "É importante desmistificar a amamentação como nos era ensinada antigamente. O aleitamento materno facilitará a saúde no futuro", disse Eliane.
No Brasil, atualmente, 55 unidades de saúde foram certificadas desde a criação da estratégia, em 2013, que visa ainda capacitar os profissionais de saúde da atenção básica no cuidado com alimentação e no incentivo da amamentação, como prevenção de doenças futuras. Segundo a consultora do Ministério da Saúde, Lorena Toledo, no Brasil, já foram capacitados 23.226 profissionais. "As práticas alimentares e o estado nutricional nos primeiros anos de vida vão influenciar as condições a curto e longo prazo", afirmou.
A coordenadora da Política de Saúde da Criança do Recife, Alessandra Fan, informou que a meta da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a estratégia Amamenta e Alimenta para todas as unidades de saúde da família da rede.