Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.12.17 - 09h09

Prefeito Geraldo Julio comemora aprovação dos alunos do Ondatec nas Escolas Técnicas Estaduais

img_alt

Projeto de reforço pedagógico foi implantada na rede municipal este ano e houve aumento de quase 80% no número de aprovados na comparação com 2016 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A experiência do projeto Ondatec, lançado este ano pela Prefeitura do Recife, começou a dar bons resultados e ajudar os alunos a ampliar os horizontes para o ensino técnico. Houve um aumento de 78% na quantidade de estudantes da rede municipal aprovados nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE's) e o bom desempenho foi comemorado em cerimônia nesta quarta-feira (13). O prefeito Geraldo Julio comemorou o resultado no evento de encerramento e premiou os alunos com as melhores classificações. Também prestigiaram o encontro o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, e o titular da pasta no município, Alexandre Rebêlo. 

"É uma alegria muito grande participar deste momento, porque a gente está tendo condições de oferecer esta oportunidade e os jovens estão agarrando com toda força. Eles estudaram fora do horário da escola, assistiram aulas aos sábados e lutaram para ter esse resultado. Agora, vemos que praticamente dobrou a quantidade de alunos que conseguiram vaga nas Escolas Técnicas Estaduais, que são as melhores escolas do Brasil. E eles desejaram conquistar essa vaga e isso representa um futuro melhor", comemorou Geraldo Julio.
 
Este ano, 161 alunos da rede municipal conseguiram aprovação no ensino técnico. Em 2016, foram 90. A tendência é que o número de aprovados seja superior em função dos remanejamentos na rede estadual, que podem acontecer até meados de janeiro. 
 
O secretário municipal de Educação, Alexandre Rebêlo, pontuou o sucesso da iniciativa e grifou o esforço dos estudantes para conquistar a vaga. "Esse projeto foi um sucesso absoluto. A ideia para 2018 é ampliar ainda mais a aprovação", afirmou. Segundo o secretário, existe ainda a expectativa com o resultado dos vestibulares do Sistema S e do IFPE. Atualmente, a rede de ensino conta com 2.200 estudantes matriculados no nono ano e 61% deles (1.359) se engajaram no programa.
 
Aprovado no curso de Desenvolvimento de Sistemas, na Escola Técnica Miguel Batista, o aluno José Gabriel Siqueira de Mendonça, 14 anos, já tem os planos para o futuro profissional traçados. "Quero trabalhar no Google. Vou estudar os três anos na ETE, passar no Enem e depois faço o estágio para o Google", explicou o jovem, ainda comemorando a aprovação. 
 
Aluna da Escola Floresta Fernandes, unidade pioneira no projeto que deu origem ao Ondatec, Ana Caroline do Nascimento, 18 anos, foi uma das aprovadas e começa em 2018 o curso de Administração. Ela é surda e, com a ajuda de uma intérprete de libras, explicou a felicidade de ter conseguido a vaga. Segundo a estudante, a presença de um intérprete de libras na escola foi fundamental para ajudá-la na preparação para o vestibular. 
 
O projeto de reforço pedagógico, que inspirou o Ondatec, começou na Escola Florestan Fernandes, no Ibura, e, a partir da experiência bem-sucedida, foi replicado para toda a rede. 
 
As aulas do Ondatec são ministradas em seis polos de Escolas Técnicas Estaduais do Recife: Almirante Soares Dutra (Santo Amaro); Miguel Batista (Macaxeira); ETEPAM (Espinheiro); Cícero Dias (Boa Viagem); Professor Lucilo Ávila (Caxangá) e José Davi Gil Rodrigues (Jordão).