NOTÍCIAS

Cultura | 15.01.14 - 10h59

Centro de Vigilância Ambiental do Recife resgata gavião

Animal estava machucado e caiu dentro de uma residência na Boa Vista

Um jovem gavião foi resgatado pelo Centro de Vigilância Ambiental do Recife, ligado à Secretaria de Saúde do município, na tarde de segunda-feira (13) no bairro da Boa Vista. A ave será levada para o Jardim Botânico da Capital, onde será reintroduzido na natureza.O animal, que estava com um ferimento no bico, foi encontrado por uma mulher após cair dentro de uma residência. “Recebemos a ligação de uma munícipe dizendo que um animal caiu na área da casa dela. O gavião estava o bico machucado e corria o risco de ser atropelado”, informou a gerente interina do CVA, Bernadete Spinelli.

A suspeita, segundo Bernadete, é de que o gavião tenha caído do ninho, uma vez que trata-se de uma ave muito jovem. Ainda de acordo com a gerente do CVA, antes de ser encaminhando ao Jardim Botânico do Recife, o gavião passou por uma avaliação médica-veterinária. “A avaliação é importantíssima para termos a certeza de que este animal está em condições de ser reintroduzido na natureza e não colocará em risco a saúde dos outros que já estão lá”, explicou.

Apesar de ser de competência do Ibama recolher animais silvestres, o órgão conta com o apoio estratégico do Centro de Vigilância Ambiental do Recife. Além do gavião, nos últimos 45 dias, foram capturados pelo CVA um urubu, na Conde da Boa Vista, um bicho preguiça, na Iputinga, e uma coruja, no Pina. Todos passaram por avaliação antes de serem encaminhados ao Jardim Botânico
do Recife.