Obras de Brennand serão recuperadas e Parque das Esculturas ganhará reforço na segurança
A escultura intitulada “Cosme e Damião”, do artista plástico Francisco Brennand, que foi alvo de vândalos no último final de semana, será recuperada em caráter de urgência. A obra é uma das 90 peças que compõem o Parque das Esculturas, localizado no dique que fica em frente à Praça do Marco Zero, no Recife Antigo. O compromisso foi acertado no fim da manhã desta quarta-feira (15), na Oficina Brennand, na Várzea, durante um encontro entre Brennand e o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras. O também artista plástico Jobson Figueiredo irá realizar o levantamento do que foi danificado e providenciar os encaminhamentos para que seja realizado o restauro.
Jobson é amigo de Brennand e eles trabalham juntos há muitos anos. Além da recuperação da obra, também ficou acertado, a partir de uma parceria com a Secretaria de Segurança Urbana do Recife, a instalação de duas câmeras de monitoramento 24h, em até 30 dias. “É importante que se diga que essas obras fazem parte da nossa história e elas precisam ser preservadas. Nós precisamos estar sempre atentos para que esse tipo de problema não aconteça”, reforçou o secretário Felipe Carreras.
As medidas foram tomadas para tentar coibir a prática de vandalismo que destroem, acima de tudo, patrimônios culturais da cidade. “Grandes cidades de todo o mundo sofrem com atos de vandalismo e não seria diferente no Recife. Mas nós precisamos tomar medidas para que não se destruam os patrimônios da cidade, pois são também patrimônios do povo”, analisou Brennand. Um contrato de compromisso de manutenção e restauro do Parque, por parte da Prefeitura do Recife, deverá ser assinado até o fim do mês.
Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife já havia anunciado que o Parque das Esculturas ganharia uma nova obra do artista. A aquisição é uma serpente marinha, revestida em bronze, de 20 metros, que deverá ficar pronta em março deste ano. Também foi criado um plano de restauro para todas as 90 obras existentes no parque. Essa manutenção deve acontecer também nos próximos meses.
PARQUE DAS ESCULTURAS – Inaugurado em 29 de dezembro 2000, o Parque das Esculturas foi idealizado pelo próprio artista Francisco Brennand, integrando o projeto “Eu vi o mundo… Ele Começava no Recife”, como parte das comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. O local possui 90 esculturas, entre sereias, pássaros e o ovo primordial. O maior destaque é para a peça Flor de Cristal, a grande flor elíptica, com 32 metros de altura, confeccionada em argila e bronze, inspirada numa flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx. O Parque das Esculturas é um dos principais cartões postais da cidade e tem acesso livre para qualquer cidadão.