NOTÍCIAS

Cultura | 15.01.14 - 10h05

Tour retrata história do protestantismo no Recife

Os passeios são gratuitos e acontecerão nos sábados 18 e 25 de janeiro

A presença da religião protestante no Recife é o que motiva o próximo roteiro promovido pelo projeto de Sensibilização Turística, realizado pela Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Nos sábados 18 e 25 de janeiro, as pessoas poderão conhecer o movimento protestante, suas influências no Recife, além de histórias que remontam desde o século XVII até os dias atuais.

O tour começa passando pelo Cemitério dos Ingleses, localizado no bairro de Santo Amaro. O espaço foi criado no ano de 1814, a partir de uma permissão concedida pelos portugueses para os ingleses de demarcarem um território exclusivo onde enterrariam seus mortos. O passeio continua rumo à Avenida Conde da Boa Vista. Os participantes poderão contemplar a Igreja Presbiteriana da Boa Vista, de estilo neogótico, e a primeira Igreja Batista do Recife.

Ainda no bairro da Boa Vista, serão visitadas as igrejas Batista da Capunga e Evangélica Congregacional Pernambucana. Seguindo para a Zona Norte do Recife, será visitada a Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, no Espinheiro. De lá, os participantes serão levados até Casa Amarela para conhecer a Paróquia Luterana do Recife, do ano de 1950.

O projeto de Sensibilização Turística do Recife tem como principal objetivo fazer com que a população conheça melhor a cidade em que vive. O tour é realizado em um ônibus com ar-condicionado, acompanhado por guias de turismo. A saída do transporte é pontualmente às 14h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Para participar é necessário se inscrever nas sextas-feiras que antecedem os passeios (17 e 24 de janeiro), pelo telefone (81) 3355-8605, a partir das 8h. A Secretaria de Turismo e Lazer pede que os participantes levem, no dia do passeio, um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

PROTESTANTISMO - A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que teve início no século XVI por Martinho Lutero (Martin Luther), na Alemanha. Seus ideais propunham uma reforma na doutrina católica romana e, com isso, diversos grupos foram criados, movimento também conhecido como Luteranismo. O movimento foi o originador da Reforma da Igreja Católica e das Igrejas Reformadas ou Calvinistas (Presbiterianismo e Congregacionalismo).

No Recife, o primeiro contato como protestantismo foi durante a ocupação holandesa, que aqui instalaram a igreja cristã reformada. Com a expulsão dos holandeses, a cidade teria contato novamente com a doutrina no século XIX, por meio dos ingleses que aqui chegaram.