Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 15.01.16 - 13h06

Mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti acontece sábado (16) nos bairros da Estância e Joana Bezerra

Todo o lixo entulhado nos quintais deve ser colocado na frente de casa para ser recolhido pela Emlurb

 

No próximo sábado (16), mais dois bairros serão visitados pela Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e da Secretaria de Saúde, para realização de mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti. As equipes irão passar em 12 vias do bairro de Joana Bezerra e em seis ruas no bairro da Estância. A ação tem previsão de iniciar a partir das 8h, e conta com dois caminhões tipo basculante e dez funcionários da Emlurb.

O propósito é reduzir consideravelmente os possíveis focos do mosquito em comunidades com grande potencial da proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Todo lixo entulhado em quintal, como cadeira velha, garrafas, pneus, sofá ou qualquer outro resíduo que esteja armazenado sem utilidade no quintal, de acordo com a Emlurb, deve ser colocado na frente de casa para recolhimento. 

A força-tarefa tem o apoio de outros órgãos também. Um dia antes do mutirão de limpeza, a Secretaria de Saúde, por exemplo, passa com o carro de som reforçando aos moradores da comunidade a colocarem os resíduos em frente de casa. Por sua vez, a Assessoria Social Ambiental (ASA) da Emlurb acompanha a Secretaria de Saúde, fazendo um trabalho de porta a porta, conscientizando a população sobre como fazer o descarte correto do lixo.

No sábado os agentes de saúde ambiental e controle de endemias estarão nas ruas das comunidades. O trabalho inclui a eliminação mecânica dos focos, o tratamento focal dos criadouros do mosquito, distribuição de panfletos e orientações aos moradores sobre como evitar a proliferação dos vetores. 

BALANÇO PARCIAL 2015  – Em 2015, considerando o período de 28 de novembro a 30 de dezembro, o plano de ação emergencial de combate ao mosquito, realizou a coleta de 101, 69 toneladas de lixo, em 60 pontos críticos. Foram atendidas, nesse período, 118 ruas com maior incidência do foco do mosquito. 

ECOESTAÇÕES - Desde 2013, a PCR iniciou a construção de EcoEstações, que, atualmente, somam oito unidades na capital: Campo Grande, Imbiribeira, Ibura, Cohab, Totó, Torre, Torrões e Arruda. Os equipamentos, que funcionam como ponto voluntário de recebimento de materiais, contribuindo para a destinação correta do lixo, já receberam quase 15,6 mil toneladas. De lá, os resíduos são encaminhados para o aterro e o lixo reciclável vai para as cooperativas apoiadas pelo município. As pessoas podem entregar uma quantidade de resíduos e entulho calculada em até um metro cúbico por dia, o que equivale a 10 sacos de 100 litros, de segunda a sábado, das 8h às 16h.

 

Serviço:

 

O Quê: Mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti
Quando: Sábado, 16 de janeiro
Hora: A partir das 8h

Locais:

 

Joana Bezerra

 

Avenida Central;

Rua Nova Aurora;

Rua do Campo;

Rua Diamante do Norte;

Rua Cabo Eutrópio, 

Rua Ibiporã, 

Rua Jaraguari, 

Rua Caibi, 

Rua Bahia Formosa, 

Rua Caitité, 

Avenida Martin Luther King, 

Rua Beira Rio.

 

Estância



Rua Rocha Pombo

Rua José Gomes de Moura

Rua Morais e Silva

Rua Humberto de Campos

Rua João Cabral de Melo Neto

Rua Peroba