Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 15.01.16 - 13h23

Obra da pista leste da Via Mangue fica pronta domingo (17)

img_alt

Prefeito Geraldo Julio realizou uma última vistoria nos serviços e reforçou a conclusão da obra em dois dias. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio começou esta sexta-feira (15) realizando uma vistoria final nas obras da pista leste da Via Mangue. Na visita, o gestor garantiu que a obra será concluída até o domingo (17). O novo corredor permitirá o fluxo de veículos no sentido Boa Viagem / Pina, além de ganhar calçadas, ciclovia e gradil. Além de permitir a abertura de uma Faixa Azul na Avenida Conselheiro Aguiar, beneficiando 145 mil passageiros de ônibus por dia. Funcionários da empresa responsável estão realizando o acabamento, como pintura e implantação de grama nos canteiros. O investimento total é de R$ 431 milhões, com recursos da Prefeitura do Recife e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 “Os recifenses esperaram pela Via Mangue por mais de 10 anos e agora a obra está pronta. Até domingo ela estará totalmente concluída, com o acabamento da grama, canteiros, ciclovia, iluminação, calçadas. Além do benefício para mais de 30 mil veículos que vão passar todos os dias aqui, também possibilitará a implantação da faixa exclusiva de ônibus da avenida Conselheiro Aguiar”, explicou Geraldo. “Temos trabalhadores atuando nos três turnos para que até domingo a empresa cumpra o prazo que se comprometeu com a gente”, acrescentou.

Além dos serviços na pista leste, também estão sendo finalizadas as obras nas calçadas e ciclovia, a requalificação do acesso a três vias: Professor Eduardo Wanderley Filho, Henrique Capitulino e Tomé Gibson, sendo essa última já próxima ao Pina. Já estão prontos os acessos às ruas Rua Maria Carolina (já liberada para o tráfego), Tenente João Cícero e Padre Bernardino Pessoa (ruas ainda bloqueadas).  A Via Mangue tem extensão de 5,63 km no segmento entre a Alça do Viaduto Capitão Temudo à Avenida Dom João VI (pista oeste) e 4,36 km no segmento entre a Rua Antônio Torres Galvão e o Túnel Josué de Catsro (pista leste). A velocidade operacional é de 60 km/h.

“Nesta vistoria de hoje com o prefeito, nós verificamos que falta muito pouco para a obra ser concluída. Estamos concluindo as calçadas, a ciclovia, sinalização e no domingo a via estará apta à circulação de veículos como foi a determinação do prefeito”, reforçou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Victor Vieira. A ciclovia possui extensão de 4.058,00 metros, com largura de 2,40 metros, sendo bidirecional. Já as calçadas, no trecho da rua Maria Carolina até o acesso do viaduto junto à ponte do Encanta Moça, possuem 4 km, com largura de 3 metros. O trecho da Alça da ponte Paulo Guerra possui 453 metros de extensão, com largura de 2 metros. O canteiro central, que divide as duas pistas, tem 0,65 metro. A largura total da Via Mangue, incluindo as duas pistas, ciclovia e calçada é de 28,04 metros.

Na última quinta-feira (14), a Prefeitura apresentou o plano de circulação da pista leste da Via Mangue. O plano foi projetado com o intuito de garantir a melhoria da mobilidade do território sul e a implantação de uma Faixa Azul na Avenida Conselheiro Aguiar. A circulação que será implantada no território sul é fruto de um estudo de engenharia de tráfego, que teve como principal objetivo garantir o benefício aos 145 mil passageiros do transporte coletivo que, diariamente, trafegam pela Avenida Conselheiro Aguiar. Com a abertura da pista leste, também haverá uma grande melhoria na mobilidade de todo o território sul e a expansão da rede cicloviária da cidade.

“A Prefeitura identificou a necessidade de transformar o túnel Josué de Castro em mão única no sentido Boa Viagem – Centro e a implantação de alguns binários no local. Outra grande conquista, com a abertura da pista leste, é a implantação de uma Faixa Azul na avenida Conselheiro Aguiar e na Antônio de Góes, sendo 5,8 quilômetros. Com isso, vamos atingir a marca de 40 quilômetros de prioridade para o transporte coletivo em nosso sistema viário”, disse a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.

Para orientar os condutores sobre a nova circulação, 24 agentes e 24 orientadores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão dispostos nos principais acessos durante os primeiros dias de operação. A exemplo da pista oeste, a pista leste terá velocidade regulamentada em 60 km/h. A via será aberta  com a fiscalização eletrônica de velocidade.

DADOS DA OBRA

- Início da obra: 7 de abril de 2011 (Ordem de Serviço);

- Pista Oeste: entregue em junho de 2014, tem 5,63 quilômetros de extensão;

- Pista Leste: entregue em janeiro de 2016, tem 4,36 quilômetros de extensão;

- Calçadas: 4 km

- Ciclovia: 4 km

- Velocidade operacional da pista: 60 km/h;

- Seis câmeras de monitoramento;

- Quatro equipamentos de fiscalização eletrônica, sendo dois já em operação na Pista Oeste;

- As Ruas Antônio Falcão, Eduardo Wanderley Filho; Maria Carolina; Padre Bernardino Pessoa, Tenente João Cícero, José Maria Miranda e Tomé Gibson são os sete acessos da via aos bairros do Pina e de Boa Viagem.

 

BENEFÍCIOS DA VIA MANGUE

- Melhoraria da mobilidade e acessibilidade de todo o território sul

- Melhoria para os usuários de ônibus com as faixas azuis da Av. Engenheiro Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar

- Expansão da malha cicloviária do Recife

 

VALOR DA OBRA

-  431 milhões de reais é o valor atual do contrato

-  331 milhões de reais de empréstimo: 76,8%

-  81 milhões de reais do município: 18,8%

-  19 milhões de reais em recursos da União: 4,4%