Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 15.01.18 - 17h17

Igreja de São Pedro dos Clérigos integra projeto Recife Sagrado

img_alt

Mediadores bilíngues apresentarão a turistas e recifenses um dos mais belos conjuntos do barroco brasileiro (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Igreja de São Pedro dos Clérigos, reaberta em dezembro de 2017, agora integra o projeto Recife Sagrado, que mostra a turistas e recifenses os tesouros da arquitetura sacra da capital pernambucana. No local, mediadores bilíngues vão apresentar o espaço aos visitantes, a partir dessa terça-feira (16). Eles estarão no templo sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos, das 9h às 13h. Esta é a oitava igreja a fazer parte do projeto, que é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. A iniciativa já atendeu a mais de 120 mil pessoas desde o seu início em novembro de 2014.

A abertura da concatedral se apresenta como oportunidade para o fortalecimento da atividade turística e cultural da cidade, bem como para o recifense apreciar mais um importante acervo artístico relacionado à história da cidade. Com a construção iniciada em 1728, a igreja de São Pedro dos Clérigos foi concluída em 1782, abrindo as portas de um dos mais belos conjuntos do barroco brasileiro. O templo se destaca em meio ao centro do Recife por sua verticalidade incomum às igrejas do mesmo período. O trabalho monumental de cantaria na fachada se equilibra com a construção unindo porta e janela centrais através de volutas, flores, brasão de São Pedro e sereias nas extremidades.

Na área interna, a surpreendente nave octogonal tem, no forro, a obra prima da pintura barroca pernambucana: São Pedro abençoando o mundo católico, feita pelo pintor João de Deus Sepúlveda. Altares distribuídos nas laterais abrigam talhas e preciosas imagens de santos, culminando no altar-mor, onde está a imagem do padroeiro da igreja ao centro sob um forro com medalhões representando os apóstolos. A sacristia possui um arcaz em madeira com painéis dourados emoldurando santos e mártires.

Recife Sagrado - Lançado em novembro de 2014, o projeto oferece visitas guiadas, a importantes templos da cidade, apresentando os aspectos históricos e religiosos dos monumentos que mantém viva a fé e a cultura do povo pernambucano. Além da igreja de São Pedro dos Clérigos, fazem parte do projeto as igrejas da Madre de Deus, Capela Dourada, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo, a Basílica de Nossa Senhora da Penha, e a Sinagoga KahalZur Israel, que entrou no projeto em 2017. Nos locais, os visitantes são recebidos por monitores, estudantes universitários, treinados pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer para prestar esclarecimentos sobre o acervo e história de cada equipamento.



Serviço:

Pátio de São Pedro, s/n - São José

Informações: 3224.2954

Visitação: Terça a sexta, das 09h às 17h; Sábado, das 9h às 17h e Domingo, das 09h às 13h.

Recife Sagrado: Terça a sexta, das 09h às 17h; Sábados e Domingos, das 09h às 13h.