Recife recebe empreendedores sociais de todo o Brasil em Programa de imersão do Porto Social
Prefeito Geraldo Julio trocou experiências com os participantes da iniciativa na tarde desta quarta-feira (15)
“Eu só tenho a agradecer pelo papel fundamental que o Porto Social tem em nossa cidade".
O prefeito Geraldo Julio conversou no início da tarde desta quarta-feira (15) com empreendedores sociais que estão participando do Programa de Imersão promovido pelo Porto Social. O gestor conheceu ideias de pessoas que pretendem desenvolver ou que já desenvolvem ações de voluntariado no país e falou um pouco de como a Prefeitura do Recife, como parceira do Porto Social, ajuda as pessoas e instituições neste trabalho. Geraldo falou ainda sobre o Transforma Recife e o papel do poder público nesta tarefa.
“Eu só tenho a agradecer pelo papel fundamental que o Porto Social tem em nossa cidade. Em meu nome, como prefeito e cidadão, e em nome de todos os recifenses, quero registrar a alegria do Recife em sediar este Programa de Imersão, para que as pessoas conheçam cada vez mais este trabalho. Esta é uma ideia da sociedade e que a Prefeitura entre como parceira, para que o empreendedorismo social cresça cada vez mais no Brasil e no mundo”, ressaltou Geraldo.
O Programa de Imersão funciona para que um grupo formado por 21 pessoas de várias cidades do país conheçam o trabalho feito no Recife com as instituições incubadas pelo Porto Social. Cada uma dessas pessoas está tendo a oportunidade de descobrir como o Porto está fortalecendo o empreendedorismo social na cidade. Os participantes, que vieram de Salvador (BA), Manaus (AM), João Pessoa (PB), Natal (RN), Florianópilos (SC), Marília e São Paulo (SP), além de cidades da Região Metropolitana do Recife, estão recebendo mentorias nas áreas jurídica, contábil, marketing e gestão e conhecendo as comunidades onde atuam os projetos que estão incubados no Porto Social.
“A vinda do prefeito Geraldo Julio aqui serve para legitimar e estender o apoio da Prefeitura para estas iniciativas da sociedade. A presença dele como prefeito, e como cidadão, como ele mesmo diz, serve para fortalecer o espaço na transformação da nossa sociedade”, comemorou Fábio Silva, presidente do Porto Social. O Programa de Imersão segue até o próximo sábado (18) com várias atividades.
Durante o Programa de Imersão, os participantes conheceram, por exemplo, os avanços da Aliança de Mães de Famílias Raras (AMAR), que se tornou conhecida no mundo todo devido à assistência aos bebês com microcefalia. Criada em 2013, a entidade tinha o papel de arrecadar doações e promover conversas para aliviar as dores das mães com filhos especiais. Hoje, após a incubação no Porto Social, a instituição possui estatuto, metas e planejamento estratégico, e se tornou referência para organizações de todo o País. A entidade ainda será uma das instituições beneficiadas com parte da renda do Baile Municipal 2017.